04/09/2012
Após reforma interna, o Museu Antropológico Caldas Júnior reabriu suas portas no dia 03 de setembro de 2012, com as exposições permanentes: Quarto da Donzela, Cozinha da terra, Sala de Jantar e Sala da Música e como exposição temporária, “Semanas da Pátria em Santo Antônio da Patrulha.” (foto)
O horário de funcionamento do Museu é de segunda à sexta das 08:30 às 17:30. Aos Domingos, das 14:00 às 17:00.
Atenção para o horário especial: Neste feriado de 7 de Setembro, das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.
Agradecimentos especiais à Senhora Mari Ester Sinhorelli Ramos, pela recente doação de uma coleção de 100 peças de xícaras de cafezinho, agora incorporadas ao acervo da casa.
|
“SEMANAS DA PÁTRIA EM SANTO ANTÔNIO DAPATRULHA”
A questão de saudação à Pátria teve maior fundamentação no Brasil após a revolução de 1930, quando Getúlio Vargas chegou à Presidência de República. No pensamento de Vargas, as diferenças regionais deveriam ser fundidas no orgulho da “NAÇÃO”, formada pelos estados brasileiros. Em 1937, Getúlio implanta o Estado Novo. O nacionalismo cresce no país, coincidindo com o início da 2º Guerra Mundial (1939). Com isso, as escolas passaram a ser envolvidas no desfile de 7 de Setembro, como forma de instigar o patrionismo nas crianças e nos jovens. Em Santo Antônioda Patrulha, havia até mesmo premiação para as escolas que mais se destacassem. O Boletim Informativo da Prefeitura de Santo Antônio, de 1º de maio de 1945, noticiou que os diplomas e medalhas, conferidas pela Liga de Defesa Nacional, foram entregues às escolas que se distinguiram nas comemorações da Pátria, no ano de 1944: “Aulas Reunidas Teodorico Francisco Machado da Silva – Barro Vermelho; Aulas Reunidas da Praia; Aulas Reunidas de Vila Caraá e Aulas Reunidas de Aldeia Velha”. Essas comemorações, onde o ponto alto era o desfile de 7 de Setembro, foram firmadas nas décadas de 30, 40, 50 e, permaneceram, nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Como forma de lembrar e homenagear as comemorações da Semana da Pátria, a Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, apresenta à comunidade a exposição “Semanas da Pátria em Santo Antônio da Patrulha”. Aqui podem ser conferidos fotos e objetos dos alunos e professores das escolas patrulhenses, mostrando todo seu entusiasmo, criatividade e civismo na passagem de 7 de Setembro.
|
Fonte: ACS - PMSAP