04/09/2012
Após reforma interna, o Museu Antropológico Caldas Júnior reabriu suas portas no dia 03 de setembro de 2012, com as exposições permanentes: Quarto da Donzela, Cozinha da terra, Sala de Jantar e Sala da Música e como exposição temporária, “Semanas da Pátria em Santo Antônio da Patrulha.” (foto)
O horário de funcionamento do Museu é de segunda à sexta das 08:30 às 17:30. Aos Domingos, das 14:00 às 17:00.
Atenção para o horário especial: Neste feriado de 7 de Setembro, das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.
Agradecimentos especiais à Senhora Mari Ester Sinhorelli Ramos, pela recente doação de uma coleção de 100 peças de xícaras de cafezinho, agora incorporadas ao acervo da casa.
“SEMANAS DA PÁTRIA EM SANTO ANTÔNIO DAPATRULHA”
A questão de saudação à Pátria teve maior fundamentação no Brasil após a revolução de 1930, quando Getúlio Vargas chegou à Presidência de República. No pensamento de Vargas, as diferenças regionais deveriam ser fundidas no orgulho da “NAÇÃO”, formada pelos estados brasileiros. Em 1937, Getúlio implanta o Estado Novo. O nacionalismo cresce no país, coincidindo com o início da 2º Guerra Mundial (1939). Com isso, as escolas passaram a ser envolvidas no desfile de 7 de Setembro, como forma de instigar o patrionismo nas crianças e nos jovens. Em Santo Antônioda Patrulha, havia até mesmo premiação para as escolas que mais se destacassem. O Boletim Informativo da Prefeitura de Santo Antônio, de 1º de maio de 1945, noticiou que os diplomas e medalhas, conferidas pela Liga de Defesa Nacional, foram entregues às escolas que se distinguiram nas comemorações da Pátria, no ano de 1944: “Aulas Reunidas Teodorico Francisco Machado da Silva – Barro Vermelho; Aulas Reunidas da Praia; Aulas Reunidas de Vila Caraá e Aulas Reunidas de Aldeia Velha”. Essas comemorações, onde o ponto alto era o desfile de 7 de Setembro, foram firmadas nas décadas de 30, 40, 50 e, permaneceram, nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Como forma de lembrar e homenagear as comemorações da Semana da Pátria, a Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, apresenta à comunidade a exposição “Semanas da Pátria em Santo Antônio da Patrulha”. Aqui podem ser conferidos fotos e objetos dos alunos e professores das escolas patrulhenses, mostrando todo seu entusiasmo, criatividade e civismo na passagem de 7 de Setembro.
|
Fonte: ACS - PMSAP