18/10/2017
Na última sexta-feira, dia 13, a equipe da Vigilância Sanitária de Santo Antônio da Patrulha, ao inspecionar uma Kombi, que trafegava na Av. Cel. Victor Villa Verde verificou diversas irregularidades. No veículo eram transportados ovos e saneantes.
O responsável pela Kombi, morador de Osório, comercializava ovos que mesmo com registro, eram transportados em veículos sem condições sanitárias apropriadas e armazenados juntos com produtos saneantes, o que é proibido por lei. Além disso, os produtos de limpeza não possuíam origem, nem registro nos órgãos competentes.
Todos os produtos foram apreendidos e estão mantidos em depósito, aguardando os prazos legais. Ao total os fiscais recolheram 21 pentes de ovos brancos, 19 pentes de ovos vermelhos e 230 litros de saneantes não identificados e em garrafas “pet”. Os ficais abriram um processo administrativo sanitário contra o responsável pelos produtos do veículo e a Brigada Militar conduziu o mesmo à delegacia e depois foi levado ao Presídio Modulado de Osório.
O Coordenador da Vigilância em Saúde, médico veterinário Luiz Rogério Carvalho alerta sobre os saneantes vendidos nas ruas. “Para serem vendidos, a Anvisa exige que as empresas desenvolvam produtos saneantes seguros, que deem bons resultados e que tenham rigoroso controle da qualidade, por isso são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização do Ministério da Saúde.”
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ACS-PREFASAP