Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Videomonitoramento do Litoral Norte deve entrar em funcionamento em janeiro de 2

imagem-noticia

07/10/2011

A Secretaria da Segurança Pública, a Brigada Militar e a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) trabalharão juntas na instalação do sistema de videomonitoramento em 24 municípios daquela região.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva participou da solenidade de assinatura de convênio que oficializou a parceria nessa quinta-feira (6/10), em Porto Alegre. Na ocasião foi divulgada a previsão de quando o novo sistema de segurança entrará em funcionamento: até o fim de janeiros de 2012.

Santo Antônio da Patrulha foi contemplado com 11 câmeras que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade.

O projeto, orçado em R$ 12 milhões, contou com verbas do Ministério de Justiça e uma contrapartida de 2% do Consórcio. Ao todo, 156 câmeras fixas farão a vigilância em uma faixa de 283 quilômetros, de Tavares a Torres.

Equipadas com um interfone bidirecional, que possibilita o contato direto com o operador do sistema na central de controle, as câmeras possuem zoom ótico de 35x, resolução de 520 linhas, alcance horizontal de 360º e vertical de 180º. Além disso, o sistema contará com quatromeras móveis (duas delas com visão noturna através de infravermelho) e 24 torres para captação e repetição das imagens.

O acompanhamento será feito 24 horas, por policiais militares, em quatro centrais de videomonitoramento instaladas em Balneário Pinhal, Tramandaí, Capão da Canoa e Osório. Durante o evento, o secretário adjunto da SSP, Juarez Pinheiro disse que o sistema de videomonitoramento vai auxiliar o trabalho da Brigada Militar, que poderá dar uma resposta imediata através do policiamento ostensivo, e também a Polícia Civil, pois as imagens servem como provas nos inquéritos policiais.

A preocupação em aprimorar e qualificar o policiamento em áreas turísticas é fundamental, segundo o secretário da Segurança Pública, Airton Michels.

Para o prefeito Daiçon Maciel, o projeto que é pioneiro na América Latina, contribuirá muito para dar mais segurança a todos. “Penso que a Administração Municipal está alcançando alguns avanços no que se refere a segurança. Com as câmeras e a ampliação da iluminação pública, agora também na entrada da cidade, teremos um município mais seguro.” O prefeito também destacou a previsão de criação da Secretaria Municipal da Segurança, que permitirá a implantação da Guarda Municipal, contando com recursos do Governo Federal.

Participaram do ato o Chefe de Polícia, delegado Ranolfo Vieira Júnior, o comandante da Brigada Militar, coronel Sério Abreu, o presidente da Amlinorte, Joelci da Rosa Jacobs, além de prefeitos e representantes dos municípios do Litoral Norte.

Fonte: ACS-PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha