25/05/2011
A primeira impressão que se tem, quando se está dentro da casa sustentável, é que você não nota a inexistência de energia elétrica: o local, amplamente iluminado, recebe a luz natural, através de aberturas estrategicamente construídas em meio ao telhado da residência.
O vice-prefeito esteve em visita ao Centro de Aprendizagem para as Energias Renováveis e Geração Descentralizada que o empresário Fábio Rosa está desenvolvendo na localidade de Ribeirão e que será oficialmente inaugurado no dia dois de junho deste ano.
Fábio está demonstrando que, na utilização da energia solar, do vento e da água, é possível dotar uma residência de todo o conforto necessário com uma considerável economia.
O centro faz parte do projeto “Alegrias Renováveis “ do IDEAAS - Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade, que é presidido por Rosa.
A edificação está construída numa área de 42 hectares que o empresário possui desde a primeira metade da década de noventa naquela localidade.
Armindo Ferreira de Jesus, que se fez acompanhar dos comunicadores da Rádio Itapuí Odilon Ramos e Daniel Alamón visitou todos os setores do projeto, ficou bastante impressionado com o que está sendo executado e especialmente pelos métodos simples que foram adotados, representando soluções alternativas ao consumo da energia convencional.
Elogiando o empresário, Branquinho disse que o projeto, que já é do conhecimento de todo o país e até no exterior, vai atrair ainda mais a atenção, além de se constituir em excelente fonte de atração turística, lembrando a Copa de 2014 que fará com que, especialmente os europeus, queiram conhecer de perto a casa-modelo ali construída bem como as estações
A casa modelo denominada casa sustentável foi estrategicamente construída seguindo os pontos de maior iluminação natural o que, durante o dia, praticamente dispensa a utilização da energia elétrica que só é utilizada no período da noite. Há também no local as estações de geração eólica, a casa do sol, estação viveiros, meio ambiente & consumo consciente, geração hidráulica e biomassa, geração solar e solar termia.
O próprio refrigerador tem, ao seu lado, um armário refrigerado para conservação de alimentos. A ventilação é feita mediante um simples tubo plástico que capta o vento e que deixa o interior com resfriamento suficiente para evitar a deterioração do que ali é mantido para um curto período.
A casa, cujas paredes duplas são construídas com material MDF fabricado em Glorinha, com tudo o que nela está instalado teve um custo estimado por Fábio Rosa, em R$ 70.000,00.
O empresário vai promover visitas de estudantes, para conhecer aquele projeto, que também será aberto à visitação por parte dos demais interessados.
Os contatos para visitas poderão ser estabelecidos através do telefone (51) 3222.8547 ou pelo e-mail ideaas@ideaas.org.br e website: www.ideaas.org
São parceiros do projeto, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), REEEP (Renewable Energy & eEnergy e Efficiency Partnership) e GVEP International.
Fonte: ACS/PMSAP