13/05/2011
Gestantes não devem deixar de se vacinar
A Secretaria Municipal da Saúde continua realizando a campanha de vacinação contra a gripe. Até o dia 13 de maio e devem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores dois anos, gestantes, trabalhadores da área da saúde e indígenas.
As crianças ainda devem tomar uma segunda dose, após 30 dias e as pessoas que estão acamadas e tem dificuldades de chegar aos postos devem entrar em contato com o Posto de Saúde Central para solicitar a aplicação da vacina a domicílio.
Locais que estão realizando a vacina: ESF Menino Deus, ESF Várzea, ESF Bom Princípio, Posto de Saúde Central, U.S Palmeira, U.S Miraguaia, U.S Agasa e Unidade Móvel de Saúde, conforme roteiro.
GESTANTES
A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul (Sogirgs) recomenda a vacinação contra o vírus Influenza para todas as gestantes. De acordo com Flávio Vieira, presidente da entidade, ser gestante é considerado um dos fatores de risco para
complicações pelo vírus, assim como ter menos de 2 anos de idade e mais de 60.
O sistema imunológico das mulheres grávidas fica ligeiramente enfraquecido, com diminuição da imunidade celular, maior consumo de oxigênio e redução da capacidade residual funcional, explica Vieira. Estes fatores contribuem para que a doença em grávidas seja mais grave.
A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais custo-efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença,
Internações e óbitos.
O Comitê Consultivo em Práticas de Imunizações (ACIP), do Centro de Controle de Doenças (CDC), também recomenda a vacinação de rotina contra a influenza para todas
as mulheres gestantes durante o inverno.
Durante a epidemia da influenza sazonal, pandemias anteriores e com a
pandemia pela influenza A (H1N1) em 2009, a gravidez colocou as mulheres saudáveis em risco aumentado, sendo as gestantes consideradas de alto risco para a morbidade e a mortalidade, reforçando a necessidade da vacinação.
Fonte: ACS/PMSAP