24/06/2011
Foi exibido no último final de semana a reportagem que o programa Teledomingo, da RBS TV realizou em Santo Antônio da Patrulha, sobre possíveis fantasmas que habitam o Presídio Estadual abandonado, localizado na Rua 7 de Setembro.
O repórter da RBS Rodrigo Saccone acompanhou o trabalho da paranormal Rosa Maria Jaques e do publicitário João Tochetto de Oliveira, um casal gaúcho que “caça fantasmas.”
As gravações realizadas durante a tarde e a noite de quinta-feira (16/06), movimentaram o bairro, mas só Rosa sentiu a presença sobrenatural. Eles ouviram moradores e ex-funcionários do presídio, que foi desativado há mais de duas décadas.
Apesar de a reportagem buscar depoimentos assustadores, a maioria das pessoas que falou sobre o local, revelou que o presídio sempre manteve um clima de tranqüilidade, especialmente durante a direção do Sr. Augusto Lencina.
A viúva do “Seu Lencina”, Dona Aurora, que ainda reside no bairro com a família contou que existia uma relação de amizade entre seu marido e os presos. Ela lecionou para os presos e lembrou de churrascos e até um casamento realizado dentro do presídio. As fotografias guardadas por Dona Aurora não deixam mentir, mostram os noivos, vestidos a caráter, na cerimônia realizada na prisão.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva que foi conferir as gravações diz que o município está buscando, junto ao Governo do Estado a doação do prédio do presídio, nos moldes como ocorreu com o prédio da Antiga Caixa Estadual. Ele disse que no ano passado a governadora Yeda Crusius consentiu a transferência, mas a documentação não foi assinada antes das eleições e agora a expectativa é que o governador Tarso Genro atenda ao pleito patrulhense.
O vídeo da reportagem pode ser conferido no site clicrbs.com.br.
Fonte: ACS-PMSAP