Stand do Museu no Baú da Borges chama atenção com itens e histórias germânicas
27/10/2022
Stand do Museu no Baú da Borges chama atenção com itens e histórias germânicas
O Baú da Borges, em sua terceira edição do ano, no último domingo (23), celebrou a cultura alemã em Santo Antônio da Patrulha. O grande público presente na Avenida Borges de Medeiros pode festejar a tradição alemã com muita música, gastronomia típica, dança e muito chopp.
O Museu Caldas Júnior foi um dos destaques. Representado pela presidente, Rosalva Rocha, e da servidora da instituição, Carla Cunha, o Museu contou com um espaço dedicado exclusivamente para recordar a colonização alemã patrulhense.
O stand teve um varal contendo importantes registros fotográficos das famílias Gehner, Engelmann, Schneider e Schoenardie. Além disso, ferramentas e moldes que foram utilizados na sapataria Schoenardie puderam ser apreciados, bem como a história da família que chegou ao Brasil em 27 de fevereiro de 1826.
Além da influência cultural, pode-se acrescentar a contribuição alemã para a diversificação da agricultura brasileira, por meio da formação de um campesinato típico, fortemente marcado pelos traços da cultura camponesa da Europa Central. Os alemães também tiveram participação no processo de urbanização e de industrialização do Brasil, bem como na introdução e modificações na arquitetura das cidades e na paisagem físico-social brasileira. Em 1824 chegam os primeiros colonos alemães ao Rio Grande do Sul, sendo assentados na atual cidade de São Leopoldo.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE
Fonte: ASCOM