11/03/2011
Desde o dia 28 de fevereiro Serviço de Saúde Mental da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha está atendendo em novo endereço.
Conforme anunciou o Secretário Municipal da Saúde, trata-se de um local mais amplo, com melhores condições de atendimento por parte da equipe de vinte profissionais e também possibilitará ampliar o trabalho das oficinas que já vem sendo realizadas no SSM.
Localizado em frente à Madeireira Hoffmann, na rua João Pedroso da Luz, 373 o serviço agora poderá ser mais facilmente encontrado, já que uma placa orienta àquelas pessoas que necessitam de atendimento psicológico.
“Temos acompanhado de perto o trabalho desenvolvido e somos sabedores da sua importância, não apenas para a população de Santo Antônio, como também de Caraá, que utiliza os nossos serviços”, enfatizou Ferulio José Tedesco.
ATENDIMENTOS
Esclarecendo que o Serviço de Saúde Mental se divide em duas áreas: ambulatorial e CAPS, a coordenadora afirma que em média são atendidos mil pacientes por mês, a uma razão de cem diariamente. Elizabeth Tereza Pasini, que é psicóloga, afirma que esses atendimentos diários terminam se desdobrando em mais de uma consulta, dependendo da situação de cada pessoa que procura ajuda psicológica.
No setor ambulatorial é onde ocorrem as consultas nas áreas da Psiquiatria, Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Fonoaudiologia e Psicopedagogia.
No CAPS estão cadastrados 180 pacientes que são aqueles com patologia crônica na área da psiquiatria.
As oficinas terapêuticas ajudam na recuperação dessas pessoas. É feita uma avaliação a respeito dos seus gostos e em seguida ocorre o encaminhamento àquela oficina que melhor se adaptar as suas preferências e que podem ser pela pintura em madeira, tecido, literatura, música e expressão corporal.
Salientando que o objetivo é a realização da saúde mental da coletividade, a coordenadora frisa ser por isso que se aborda a saúde grupal, que é uma diretriz determinada pelo governo federal.
Enquanto um atendimento individual tem a duração de 30 minutos, o coletivo trabalha com os pacientes durante uma hora.
Por isso se procura mudar a cultura dos pacientes de que o atendimento individual é mais eficaz. Elizabeth Pasini destaca que o trabalho em grupo termina gerando ótimos resultados.
HORÁRIO
O horário de atendimento do Serviço de Saúde Mental começa às oito horas da manhã indo até meio dia e à tarde, das 13.00 horas às 17.30 horas de segundas a sextas-feiras.
Fonte: ACS/PMSAP