17/11/2011
A Semana do Bebê vai ter uma programação especial em Santo Antônio da Patrulha. Vai ser nesse sábado (19/11) junto à cooperativa, das 09.00 às 11.00 horas da manhã.
No evento, promovido pelo PIM (Primeira Infância Melhor), Secretaria Municipal da Saúde com o apoio das secretarias municipais da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Educação e Assistência Social, haverá a passeata dos bebês, gincana com as mães e inclusive participação das gestantes.
PROGRAMAÇÃO
O evento começa às nove horas com caminhada das mães com seus bebês, saindo em frente ao Banco do Brasil, passando pelo centro da cidade baixa até a Cooperativa.
Para as nove horas e quarenta e cinco minutos está programada a gincana dos bebês.
Estão previstas duas corridas de bebês. A primeira abrangendo a faixa etária dos sete meses aos onze meses e a segunda, com bebês de 12 meses a 36 meses.
Outra atividade vai ser uma competição dos pais compreendida por troca de fraldas em bonecos. E não vai faltar a roda de amamentação.
Espera-se a presença de 300 participantes nesse evento.
PIM
O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) integra a política de governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria da Saúde e apoio das Secretarias da Educação, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Social.
Desenvolvido desde 2003, tornou-se Lei Estadual n.º12.544 em 03 de julho de 2006.
É um programa institucional de ação sócio-educativa voltado às famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Tem como referência a metodologia do Projeto cubano “Educa a tu Hijo” do Centro de Referencia Latino-america para La Educación Pré escolar (CELEP), de quem recebeu apoio para seu desenvolvimento.
Fundamenta-se teoricamente nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicot e Brunner, além dos recentes estudos da Neurociência.
Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, tendo como eixo de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.
OBJETIVO
Orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.
Fonte: ACS-PMSAP