21/10/2011
Em apenas dois meses choveram 300 milímetros em Santo Antônio da Patrulha. A revelação feita pelo secretário municipal das Obras Trânsito e Segurança serve para comprovar a intensidade das chuvas que terminaram causando muitos transtornos no período de inverno nas estradas municipais.
André Randazzo dos Reis disse que esses dados são da Stil e se referem aos meses de julho e agosto quando normalmente ocorre o período mais intenso de chuvas.
“Para que se tenha uma idéia, dos 30 dias de agosto deste ano, choveu em 22 dias e aí precisamos deixar que o solo seque para reiniciarmos o trabalho que havíamos começado e que foi interrompido pelo mau tempo.”
A expectativa é de que entre outubro deste ano e abril de 2012 as condições climáticas favoreçam um trabalho mais intenso daquela Secretaria.
Agora o tempo está dando uma folga para os operários e em três semanas e meia já se conseguiu trabalhar com mais tranqüilidade. “O nosso serviço realmente começa a aparecer”, afirma para salientar: “Já conseguimos iniciar e concluir uma obra”. E cita como exemplos as estradas de Ribeirão, Lomba Vermelha, Cantão da Lomba Vermelha. Já entramos na localidade de Montenegro.
Outra atividade importante desenvolvida é na região de Catanduva, Catanduva Grande, Data, Alto Data, Macegão, ligação do terceiro com o segundo distrito, com as máquinas chegando após a Costa da Miraguaia. É um trabalho para todo o verão, conforme frisa Deco.
“Iniciamos esta semana melhorias na estrada de Vila Palmeira a Morro Agudo e após será feita a recuperação de Morro Agudo a Serraria Velha”.
A retro escavadeira trabalha principalmente nos trechos mais danificados sendo feito ensaibramento naqueles locais.
Também está sendo feito levantamento sobre a necessidade de bueiros naquela região.
A outra frente de trabalho foi em Barrocadas onde também a Secretaria realizou patrolamento. Em seguida a comunidade de Tapumes também deverá ser atendida. Nós próximos dias também será realizada a recuperação da estrada de Canto dos Guilhermes.
Mas existe outra região do município que recebeu um bom atendimento por parte da Secretaria de Obras: a Lagoa dos Barros, onde o sangradouro não era aberto desde 1984. A Secretaria de Obras, atendendo pedido de produtores e moradores da região, promoveu a limpeza do canal o que não ocorria há 27 anos.
Assim, tanto arrozeiros como os moradores da região e especialmente esses últimos, foram bastante beneficiados, pois não mais ocorrem inundações das áreas ribeirinhas ao canal.
Fonte: ACS-PMSAP