17/01/2012
As fortes chuvas caídas entre o final da noite de sexta-feira (13/01) e sábado provocaram muitos estragos na sede e interior, o que fez com que a Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança alterasse todo o cronograma de atividades previstas para esta semana.
Conforme o titular da Pasta, as localidades mais atingidas foram Vila Ilha da Agasa e Ribeirão. Na primeira houve danos nas estradas e nessa última, a água praticamente destruiu a barragem existente.
André Randazzo dos Reis aponta uma solução definitiva: construir uma moderna e sólida ponte em alvenaria com galerias pré-moldadas, semelhante à já existente naquela região.
Deco anunciou que até o próximo dia 27 será aberta licitação nesse sentido, prevendo o início da obra para começo de fevereiro próximo. Ele calcula que em 90 dias a ponte esteja pronta.
Mas para solucionar emergencialmente o problema de trânsito sobre o rio na barragem destruída ele anunciou que nessa terça-feira (17-01) realizará melhorias em um desvio e por isso pede paciência à população que utiliza aquela estrada porque, quando vier a solução Ribeirão vai ganhar uma ponte que por muitos anos vai evitar que chuvas voltem a causar danos consideráveis às estradas.
A OBRA
A ponte vai custar R$ 311.000,00 reais “e tudo isso com recursos próprios”, enfatizou. A obra vai iniciar em fevereiro próximo.
SEDE
Na sede ocorreram os problemas de sempre em períodos de enxurradas: algumas ruas alagadas e calçamentos danificados.
A secretaria de obras iniciou o socorro imediatamente após a intensificação das chuvas, em comum acordo com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.
Queda de barreiras na RS-30 dificultaram momentaneamente o trânsito, porém tudo já voltou à normalidade.
O diretor de obras para o interior Jorge Eloi de Oliveira ainda no sábado inspecionou os locais que apresentaram problemas efetuando levantamento fotográfico.
Fonte: ACS-PMSAP