Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Secretaria da Saúde intensifica o combate à dengue

imagem-noticia

02/02/2011

A Secretaria da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, por meio do setor do Vigilância Ambiental redobrou o trabalho de prevenção da Dengue no município. De acordo com o veterinário Luís Rogério Gomes os cuidados foram intensificados especialmente em função do verão intenso e das fortes chuvas, uma vez que as altas temperaturas e o acúmulo de água são extremamente propícios á proliferação do Aedes Aegypti.

Segundo ele desde 2008 não foi encontrado nenhum foco do mosquito no município, mas a população deve estar atenta e colaborar para a prevenção, não permitindo o acúmulo de água parada em potes, garrafas, vasos, pneus, etc.

O veterinário falou sobre as estratégias utilizadas para evitar que o mosquito crie focos no município, como as "armadilhas" (pneus cortados contendo água espalhados em 46 pontos da zona urbana da cidade, vistoriados semanalmente), além dos pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, madeireiras entre outros, estes vistoriados quinzenalmente. Se houver presença de larvas, estas são enviadas à 18ª Coordenadoria Regional em Saúde, em Osório, para análise. No final do ano passado, em evento realizado na Câmara de Vereadores, a secretaria municipal da Saúde apresentou o Plano de Contingência contra a Dengue.

Rogério também falou sobre a mudança de local do Ecoponto, onde ficam armazenados os pneus recolhidos pela Secretaria, que até o final de 2010, ficava localizado na AGASA e deverá ser transferido em breve para o pátio da Prefeitura. Até o momento, foram retiradas deste local cerca de 35 toneladas de pneus, fruto do recolhimento nos pontos estratégicos. Estes pneus são triturados e usados para queima em caldeira, em uma fábrica de cimento.

Rogério solicitou à população que "cada um faça a sua parte para que o mosquito da Dengue continue longe de Santo Antônio" e informou que qualquer possível acúmulo de pneus ou recipientes nas residências ou em terrenos baldios deve ser informado para recolhimento pelo telefone 3662-1639/ ramal 22 ou pelo site da prefeitura www.pmsap.com.br.

Confira e siga a risca, as dicas para evitar a proliferação do mosquito:

- não deixar água acumulada sobre a laje;

- colocar areia no pratinho das plantas ou lavá-lo uma vez por semana com escova, água e sabão;

- manter o saco do lixo bem fechado e fora do alcance dos animais;

- retirar folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pela calha;

- manter a caixa d’água completamente fechada;

- não jogar lixo na rua e em terrenos baldios.

 

 

 

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha