Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Sarau Literário para homenagear escritores patrulhenses

imagem-noticia

03/08/2011

Em homenagem ao dia do escritor, que é dia 25 de julho, o último domingo foi dedicado aos escritores patrulhenses no Baú da Borges. O Grêmio Literário Patrulhense oraganizou um Sarau Literário, que contou com as presenças do prefeito Daiçon Maciel da Silva, da Primeira Dama Aglaé Regina da Silva, da historiadora e uma das organizadoras da antologia poética Poesia na Praça, Vera Maciel Barroso e da ilustradora de livros infantis Monica Papesku.

Vários escritores e poetas recitaram poemas, poesias e sonetos. Entre os poetas presentes estavam a consagrada poetisa e matriarca Ivone Selistre. A Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa homenageou os escritores presentes e simbolicamente dedicou a crônica As Nove Ondas, do escritor Joelson Machado de Oliveira a todos os escritores patrulhenses, gaúchos, brasileiros e internacionais. A crônica  fala dos usos e  costumes antigos de um bom veraneio em Tramandaí, desde o preparo dos quitutes para encherem as latas até a mania de no último dia voltar para casa com o sal no lombo, depois de terem tomado as nove ondas.

Diolar leu alguns dos seus acróticos, um homenageando Dona Ivone Selistre. Odilon Ramos e Mario Feijó também participaram do Sarau. Todos os poemas foram acompanhados com o acordeom do senhor Hélio Braga. No final houve um momento dedicado às crianças com a ilustradora Monica Papesku que levou seu aerógrafo, seu instrumento de trabalho com o qual faz suas gravuras e ilustrações para os livros infantis.

A Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa e o Grêmio Literário Patrulhense agradecem a presença e participação de todos, inclusive de patrulhenses que não moram mais na terrinha que estiveram presentes.        

Fonte: ACS-PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha