27/12/2011
O município de Santo Antônio da Patrulha esteve representado no VIII Seminário da Primeira Infância realizado nos dias 23 e 24 de novembro deste ano no Salão de Atos da PUCRS em Porto Alegre.
A coordenadora municipal Nilza Teresinha Machado da Silva, as Pedagogas Denise Moro e Maria Odete Ramos e o GTM (Grupo Técnico Municipal) participaram do importante evento, coordenado pelo PIM (Programa Primeira Infância Melhor), integrante da RNPI.
Um destaque local é a Psicóloga Jamile Peixoto que agora integra o GTE (Grupo Técnico Estadual) e que iniciou sua atividade no PIM em Santo Antônio da Patrulha.
O seminário contou com a presença de palestrantes internacionais e nacionais entre os quais estava Maria Thereza Marcilio, coordenadora da Secretaria ExecutivadaRNPI, que na ocasião apresentou a mesma e o PNPI e Leonardo Yanez da Fundação Bernad van Leer. Os painelistas foram oriundos da Espanha, Uruguai, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Holanda, Peru, Brasília, Salvador e do próprio Rio Grande do Sul. Entre os participantes, oriundos de diversos municípios gaúchos estavam também representantes do Ceará, Alagoas e Minas Gerais.
À sessão de abertura compareceram o secretário de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, e a Primeira Dama do Estado Sandra Genro. Foram apresentadas diferentes experiências do Primeira Infância Melhor no Estado, programa já incorporado como política pública, em oito anos de existência e três administrações estaduais de diferentes colorações partidárias. O mentor do PIM, ex-secretário da Saúde e deputado federal Osmar Terra também esteve presente ao seminário. A coordenação estadual do PIM destaca três dessas experiências para ilustrar a validade e perspectiva doPIM: no município de Santana da Boa Vista em um quilombo, em São Miguel das Missões em uma aldeia guarani, no município de Manoel Viana e em Rio Grande onde atua em parceria com a UTI neo-natal, dando continuidade à assistência prestada aos prematuros assim que chegam em casa. Em todos os municípios onde atua, o PIM é gerido tal, como na esfera estadual, por uma equipe formada por representantes da Saúde, Educação e Assistência Social, responsáveis conjuntamente pela formação dos visitadores.Duas apresentações, sendo uma do Grupo de Dança da APAE de Osório e outra cultural gauchesca doCTG Lanceiros da Zona Sul com crianças de 4 a15 anos de idade encantaram os participantes do evento.
Fonte: ACS - pmsap