09/06/2014
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier, esteve reunido na última quinta-feira, 05, com uma comissão de prefeitos que estão à frente das discussões sobre a renovação dos planos das prefeituras com o IPE.
Em março o IPE enviou ofício às prefeituras conveniadas, informando reajuste de 13% a 22% no valor da alíquota cobrada sobre planos de saúde dos funcionários municipais, mediante assinatura de renovação. Por outro lado, a alíquota dose servidores estaduais – que pagam 3,1% do salário em plano de saúde – permanece inalterada há mais de dez anos, não sofrendo reajuste desde 2004.
De acordo com Bier, o quadro que o IPE apresenta para as prefeituras é injusto, sendo que os municípios representam menos de 6% dos usuários do plano. “Se efetivar o aumento das alíquotas municipais, os valores recolhidos não mudariam em nada a situação financeira do Instituto, pois os servidores municipais representam uma parcela muito pequena de usuários, liquidando apenas 1% a sua dívida”, explica.
O assunto ainda não ficou definido. O IPE acatou a solicitação de prorrogação do prazo que as prefeituras têm para renovar os contratos. A Famurs orientou os prefeitos para não assinar qualquer acordo até a data da próxima audiência entre a entidade e o Instituto.
Gabinete do Prefeito
Fonte: ACS/SAP