20/06/2017
O município de Santo Antônio da Patrulha está desde o mês de maio positivo para a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. O coordenador da Vigilância em Saúde, Luiz Rogério Gomes explica que não há casos de doença, mas chama a atenção para a necessidade de cuidados redobrados. “Entramos em estado de alerta”, avisa.
No mês passado foi realizado o LIRAa (Levantamento de Indice Rápido para o Aedes aegypti) e o resultado encontrado foi índice 1, classificado como alerta. Os índices de classificação do LIRAa são distribuídos da seguinte forma:
Satisfatório: menor que 1;
Alerta: entre 1 a 3,9;
Risco: maior que 3,9.
O coordenador disse que as visitas da fiscalização são feitas rotineiramente em residências e em locais considerados como possíveis focos do mosquito, como cemitérios, etc. Agora, com o resultado encontrado o trabalho será intensificado. Nos próximos doze meses, será realizada inspeção em 100% dos imóveis urbanos em seis ciclos, um a cada dois meses.
Rogério diz que é provável que o mosquito tenha vindo de outra região, já que cidades vizinhas como Osório, Gravataí e Porto Alegre, entre outras, são positivas para a presença de Aedes aegypti há bastante tempo. “Nossa missão agora e de toda a população é tomar os cuidados necessários para que não tenhamos a doença no município: realizar limpeza de pátios e terrenos, cloro na piscina, verificar acúmulo de água em plantas e potes, manter pneus protegidos para evitar acúmulo de água, garrafas de boca para baixo. Apresentando algum sintoma compatível com a doença procurar assistência médica”, alerta.
A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, com inicio súbito, temperatura elevada (39-40ºC), dores nas articulações, falta de apetite.
Para mais informações, procure a Vigilância Ambiental em Saúde 36621639 (12h30min às 18h30min )
e-mail: denguesap@gmail.com
Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ACS/PMSAP