Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

SAP recebe a abertura Semana Interamericana e Estadual da Água

imagem-noticia

02/10/2012

Com o tema “Para onde vai a água que usamos”, foi oficialmente aberta nesse sábado (29) a XIX Semana Interamericana da Água e XII Semana Estadual da Água em todo o Rio Grande do Sul. O ato de abertura aconteceu em Santo Antônio da Patrulha no Centro de Convenções Qorpo Santo, com as presenças do Prefeito Daiçon Maciel da Silva, do superintendente regional da Corsan, Júlio César Pedroso, da gerente local da Corsan, Sandra Borba, do representante da Assembléia Legislativa, Sérgio Sady Musskopf, do diretor do DMAE, Flávio Ferreira Prestes, da coordenadora da Semana Estadual do Meio Ambiente, Maria Delurdes Wolff, do Secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Ivo Roberto de Paula, da coordenadora do programa de educação ambiental e Coordenadora da III Semana Municipal da Água de Santo Antônio da Patrulha, Milena Mohr, e de outras lideranças.

A escolha para sediar a abertura recaiu sobre o município pela sua importância dentro do contexto. O município tem uma das nascentes do Rio Gravataí: o banhado do Chicolumã.

Além de encenação sobre a importância da água, houve a apresentação do Projeto de Monitoramento do Banhado do Chicolomã e exposição de dados da Corsan sobre o abastecimento em Santo Antônio da Patrulha.

A Semana da Água é promovida todos os anos pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção do Rio Grande do Sul da Abes-RS - , em parceria com eventos do setor nas Américas com foco nos cuidados que devemos ter com a água no ambiente.

Atualmente, as mais de 1.800 atividades da Semana envolvem cerca de 1,5 milhão de gaúchos dos mais diversos segmentos da sociedade com o apoio de mais de 800 entidades públicas e particulares.

A coordenadora da Semana da Água, jornalista Maria de Lourdes Wolff, destacou o fato de que a campanha que vem sendo desenvolvida todos os anos já mobiliza cerca de 1.800 atividades e conseguiu atingir todas as prefeituras gaúchas.

No seu pronunciamento, o Prefeito disse que o que está ocorrendo é que “estamos tratando da vida neste planeta”. E foi mais enfático ao se referir à preservação ambiental: “O que estamos largando no meio ambiente é o que vamos receber”.

Daiçon Maciel da Silva lembrou que a Semana Municipal da Água foi instituída através da Lei Municipal 6.094 de 21 de setembro de 2010.

ETE E A LAGOA DOS BARROS

Mas o Prefeito não deixou de se referir à polêmica questão da Estação de Tratamento de Esgotos que Osório está construindo e que deverá lançar os efluentes tratados na Lagoa dos Barros. Lembrou que esse processo não acontece na bacia do Rio Tramandaí porque  lançamento de efluentes está proibido naquele local. “Somos favoráveis ao esgotamento sanitário, mesmo porque também implantaremos esse processo em Santo Antônio. No entanto o prefeito patrulhense recordou que no caso de Osório o município foi surpreendido com a decisão osoriense  de jogar os efluentes tratados na Lagoa dos Barros.

Daiçon quer que se prove à população de Santo Antônio de “que o lançamento dos efluentes oriundos do esgoto, não prejudiquem a nossa lagoa”.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Referindo-se ao esgotamento sanitário que deverá ser implantado em Santo Antônio da Patrulha, conforme o anúncio do superintendente regional da Corsan, Júlio César Pedroso, de que as obras irão começar no segundo semestre do ano que vem, o chefe do executivo patrulhense disse que finalmente o Governo Federal olhou para Santo Antônio “e estamos com projetos aprovados nesse sentido e com recursos captados pela Corsan para essa obra no valor de 20 milhões de reais”.

Fonte: ACS - PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha