04/09/2012
Em reunião ocorrida na manhã de 31 de Agosto na sede da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL) com os representantes dos Prefeitos dos municípios pertencentes ao grupo (no total, são 11 municípios), o Prefeito Daiçon Maciel da Silva, acompanhado da Secretária de Educação de Santo Antônio da Patrulha, Josélia Lorence de Fraga e do chefe de gabinete, Vilson Ramos, estiveram participando das discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para região metropolitana. Daiçon é Vice-Presidente da GRANPAL e indicou a Secretária Josélia para coordenar os trabalhos sobre o tema. Josélia participou recentemente de encontro sobre os núcleos estaduais de ODM em Curitiba, onde se constatou que o Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado que constituiu o núcleo, mas infelizmente o que menos avançou. Ela solicitou o apoio incondicional de todos os municípios da região para que parte das metas seja atingida até o final de 2015. Ainda acrescentou que o próximo passo a ser dado é apresentar os ODMs aos presidentes dos conselhos municipais.
Na ocasião, o município a apresentar suas estratégias e ações dentro dos ODMs foi o de Cachoeirinha, tendo a explanação sido realizada por seu Secretário de Saúde, Gerson Cutruneo.
Presente à reunião estava também a diretora de relações institucionais do Departamento de Participação Cidadã (Secretaria de Planejamento e Gestão-RS), Maria da Gloria Kopp, que infomou sobre a criação de um comitê para acompanhar o desenvolvimento dos municípios na questão dos ODMs, avaliando-os sistematicamente a cada trimestre. Maria da Gloria fez referência à Santo Antônio da Patrulha, dizendo que o município é exemplo de como se deve conduzir o processo e concluiu afirmando pensar que o RS caminha no rumo certo.
O Prefeito Daiçon relatou sobre sua experiência inicial com o assunto, e que desde então sugeriu que o assunto fosse levado aos seus colegas Prefeitos para discussão na Câmara Temática da Cidadania. "Temos que constituir políticas públicas regionais para que os problemas aos quais os ODMs propõem soluções possam ser resolvidos de maneira efetiva”, disse o Prefeito patrulhense.
Fonte: ACS - PMSAP