09/05/2012
“Esta foi a abertura do Raízes mais interessante que já vi na minha vida!” Assim pronunciou-se o Prefeito Daiçon Maciel da Silva, logo após os acontecimentos da noite de Domingo, 6 de maio último, no Clube Ideal, município de Ipê, onde ocorre de 6 a 10 de Maio, a 23ª edição do evento.. O Raízes resgata a história dos municípios originários de Santo Antônio da Patrulha. Daiçon saudou aos Ipeenses em nome dos quase 40.000 habitantes de Santo Antônio da Patrulha, dizendo orgulhar-se em ser prefeito deste tão importante município. Daiçon ainda lembrou que, a cada 10 anos, o evento volta a ser realizado “em casa”.
Um grande público prestigiou o evento, que teve início às 18 horas e emocionou a todos com a entrada das bandeiras de todos os 77 municípios originários de Santo Antônio da Patrulha, empunhadas por alunos de escolas Ipeenses. Logo após, houve a abertura dos trabalhos da mesa oficial, com a participação dos prefeitos de Vacaria, Ipê, Antônio Prado e Santo Antônio da Patrulha (que ocupou lugar de honra), além de outras autoridades. Na programação, apresentações artísticas de alunos das escolas locais e duas peças de teatro, uma delas contando a história do município de Ipê. Ao final, foi oferecido um coquetel com produtos típicos da culinária italiana, influência predominante na região.
Acompanhando o Prefeito Daiçon, esteve o Diretor de Cultura patrulhense, Fernando Rocha Lauck. Fernando declarou-se satisfeito com o que havia presenciado, reafirmando a grande importância de nosso município neste vasto território do qual foi soberano, e que gerou tantos outros municípios de diferentes culturas, mas que trazem inegáveis características da herança açoriana que lhes foi legada. “Viajamos várias horas de carro, andamos tanto, e andamos em solo que, em 1809, ainda fazia parte da nossa cidade! Foi muito emocionante ver todo este público reunido aqui para resgatar sua própria história.”
Uma das presenças marcantes do evento foi a da historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso, idealizadora do projeto, que teve sua primeira edição em 1991. Vera saudou de forma especial o Prefeito Daiçon, mostrando-se orgulhosa em pertencer ao município-mãe e dizendo que “quem busca resgatar sua história, sabendo reconhecer suas origens, tem uma ótima base para o futuro”.
Tanto a Secretária de Educação e Saúde, Rita Márcia Cecatto, quanto o Prefeito de Ipê, Carlos Antônio Zanotto, enviaram um grande abraço a comunidade patrulhense, agradecendo e reconhecendo a enorme importância de Santo Antônio da Patrulha para a formação e base de todos os seus filhos, netos, bisnetos e trinetos.
Ipê é um município rural. Possui o título de “Capital Nacional da Agroecologia”. Sua população é de cerca de 6.500 habitantes (Censo 2010) e tem como suas principais culturas o morango e o alho. Também cultiva maçã e produz móveis em vime.
A edição de 2013 do Raízes acontecerá no município de Bom Jesus.
Fonte: ACS - PMSAP