13/05/2013
O 6º Encontro Preparatório ao Fórum Mundial de Ciência (FMC) 2013, teve início nesta segunda-feira (13), em Porto Alegre. O evento, preparatório ao Fórum Mundial de Ciência 2013, que ocorre no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 novembro, servirá para auxiliar na montagem de uma síntese dos temas a serem agendados e discutidos no Fórum.
A temática do evento, que ocorre até esta terça-feira (14), na sala II do Salão de Atos da Ufrgs, é Clima, Saúde e Alimentos - Desafios da Ciência na América do Sul. O titular da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), Cleber Prodanov, participa do encontro junto com o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (Mcti), Luiz Antonio Elias. A ação é organizada em parceria pela Scit, Mcti, Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
São palestrantes e conferencistas de universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais que atuam na área de ciência, inovação e tecnologia, saúde, educação, clima, produção agrícola, entre outras áreas, que estão durante dois dias discutindo o tema que depois terá a síntese levada ao Fórum a ser realizado no Rio.
Segundo o secretário executivo do Mcti, "mais do que um fórum de debate, pretendemos que seja também um fórum multiplicador das políticas públicas, aperfeiçoando as políticas do Estado". Luiz Antônio Elias defendeu a ousadia como forma de colocar o país no patamar de desenvolvimento que merece e precisa estar. "Temos que ousar, ser criativos e produzir ciência para nos colocarmos também no mercado internacional", disse.
Palestrantes
Entre os palestrantes estão representantes da Embrapa, UFRGS, INPE, PUC, Fapergs, Fapesc, Fundação Araucária do Paraná, ABC e SBPC. O Encontro Preparatório de Porto Alegre compreende a representação dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Uma aula magna, com a participação do secretário Cleber Prodanov, da representante do SBPC, Helena Nader, de Jacob Palis, da ABC e de Jorge Almeida Guimarães, da Capes, marca a abertura oficial do encontro, que segue amanhã (14), durante todo o dia, com mais duas sessões de conferência.
Fórum
O Fórum Mundial de Ciência está sendo precedido de debates regionais, em diferentes Capitais do país. O objetivo é discutir questões relacionadas aos principais desafios da ciência no século XXI. É a primeira vez que o Brasil está sediando o evento, que ocorre desde 1999, mas sempre em Budapeste, na Hungria.
O tema da edição 2013 será "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global". Os encontros preparatórios, sete no total, servem para criar uma agenda para o FMC.
O encontro no Rio de Janeiro reunirá políticos, tomadores de decisão, representantes da sociedade civil e grandes nomes da área científica brasileira e internacional. As sessões plenárias terão como tema "Desigualdades como Barreiras para a Sustentabilidade Global", "Ciência Política e Governança", Integridade da Ciência", "Ciência dos Recursos Naturais", "Ciência e o Ensino da Engenharia" e "O Papel Fundamental da Ciência para a Inovação".
Pessoas na foto: da direita para a esquerda: Luiz Antonio Elias, Cleber Prodanov, e secretária adjunta da SCIT, Ghissia Hauser.
Crédito Fotos: Thiago Cruz/UFRGS
Fonte: ACS/PMSAP