16/02/2011
O Proirrigar, programa do Governo do Estado de incentivo à construção de açudes com a finalidade de suprir a demanda de água no verão em virtude dos períodos de estiagem, está iniciando a construção de 34 unidades em Santo Antônio da Patrulha.
Conforme o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, esses açudes destinam-se à captação de água das chuvas no inverno para utilização durante o verão nas lavouras.
Acrescenta Clovis Gomes Salazar que o programa se constitui numa parceria entre a Secretaria de Obras do Governo do Estado, a Prefeitura de Santo Antônio através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e a Emater.
Segundo o chefe do Escritório local da Emater Paulo Rohjan o agricultor paga apenas 20 por cento do total do investimento, com oitenta por cento sendo subsidiado pelo Governo do Estado que cede as máquinas para a abertura.
Além dos 14 açúdes em construção, mais vinte projetos estão prontos. Eles são elaborados pela Emater depois de passarem pela Secretaria da Agricultura do Município e serem aprovados pelo COMAGRI (Conselho Municipal da Agricultura).
A Emater procede o levantamento de campo e elabora o projeto que vai para a Secretaria de Obras e Irrigação do Governo do Estado que o aprova dando início à sua execução.
Em Santo Antônioa implantação da primeira fase aconteceu em 25 de janeiro e até março deverá ficar pronta.
INSPEÇÃO
O prefeito em exercício Armindo Ferreira de Jesus, juntamente com Clovis Salazar e Paulo Rohjan inspecionou nessa sexta-feira (11/02) os trabalhos de abertura dos primeiros açudes em Evaristo e Monjolo.
As localidades beneficiadas são Evaristo, Monjolo, Campestre, Catanduva Grande, Roça Grande, Tapumes, Casqueiro e Morro do Púlpito.
Para Branquinho trata-se de um projeto de grande importância por atender as necessidades daquelas pessoas que têm dificuldades em conseguir a água no verão para a irrigação de suas culturas.
E destacou o papel fundamental que a secretaria de Estado das Obras Públicas, através do secretário Luiz Carlos Busato, de quem é amigo, para a concretização desse e de outros projetos que dependem do apoio daquela Pasta para a sua implantação.
Fonte: ACS/PMSAP