05/03/2020
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política vinculada aos setores dos Ministérios da Saúde e da Educação, voltada aos alunos da rede pública de ensino. No ciclo atual, que se iniciou em Janeiro de 2020, 30 escolas foram selecionadas para adesão ao PSE, sendo 12 Escolas de Educação Infantil e 18 de Ensino Fundamental, das quais seis são estaduais. No total, mais de 4.100 alunos participam do programa.
A articulação entre as equipes de saúde e as escolas é a base do PSE e preconiza o desenvolvimento de 12 ações mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos.
Entre as diversas ações propostas estão a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas, das violências e dos acidentes, de doenças, com a promoção da alimentação saudável, avaliação e promoção da saúde bucal, auditiva e ocular. A prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, a atualização do calendário vacinal e a promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos também estão entre as atividades do PSE.
O secretário da Saúde, Charlis Santos explica que dentro do Programa existe a linha do Programa Crescer Saudável, que visa contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. As ações abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física. Esta é uma agenda coordenada pelo SUS onde prevalece a articulação intersetorial, primordialmente com a Educação, em função da complexidade dos determinantes da obesidade e da influência dos ambientes no seu desenvolvimento.
O PSE foi criado através do Decreto Presidencial nº 6.286 de 05/12/2007 e Santo Antônio da Patrulha aderiu pela primeira vez ao PSE em 2011, através de um Termo de Compromisso.
Secretaria Municipal da Educação - SEMED Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA
Fonte: ACS-PREFASAP