15/06/2011
Foi lançado na última sexta-feira o Programa Mãe Patrulhense, uma realização da Administração Municipal por meio da Secretaria da Saúde e Gabinete da Primeira Dama, em parceria com o Hospital Santo Antônio, Lyons Club e Rotary Club.
De acordo com o secretário municipal da Saúde Ferúlio José Tedesco “o Mãe Patrulhense irá integrar todos os programas e serviços públicos de saúde da rede municipal voltados para a mulher, o bebê e o planejamento familiar, além de novas ações que devem acontecer desde a gestação, com o pré-natal, até os primeiros anos de vida dos recém nascidos”.
A primeira dama Aglaé Regina da Silva destacou a redução do índice de mortalidade infantil no município, como outra meta importante perseguida pelo programa, apesar de Santo Antônio não ter um número elevado de mortes de recém nascidos.
O prefeito Daiçon Maciel da Silva destacou a evolução dos serviços oferecidos na rede pública de saúde para combater a mortalidade infantil.
A apresentação do programa também foi realizada pela coordenadora do PIM – Programa Infância Melhor, psicóloga Jamile Peixoto, pela coordenadora do programa Saúde da Mulher, Denise Reges Gonçalves e pela Supervisora Assistencial do Hospital Santo Antônio – HSA - enfermeira Angélica de Melo Silveira.
Outra meta do programa é reduzir a gravidez na adolescência, através da prevenção e orientações.
O envolvimento do Hospital, a orientação sobre o aleitamento materno e o trabalho de auto-estima das mamães podem ser apontadas ainda como características importantes do Mãe Patrulhense.
Segundo a enfermeira Angélica “as gestantes serão trazidas para dentro do hospital, conhecendo a estrutura e os procedimentos que encontrarão na hora do parto, podendo esclarecer dúvidas e acabar com medos em relação ao nascimento de seus filhos” comentou.
O programa ressalta ainda a importância para o nascimento das crianças dentro do município. De acordo com a Direção do HSA desde a vinda do Sistema Mãe de Deus para Santo Antônio há um aumento sistemático no número de nascimentos: em 2010, foram registrados 227 nascimentos e de janeiro a maio deste ano 143 crianças nasceram no município.
Os profissionais da rede municipal de saúde receberam kits, contendo uma banheira, um boneco de bebê com peso real, uma mama, um avental de amamentação e um DVD, para atuar com as gestantes. Na ocasião foi lançada a “Cartilha Mãe Patrulhense”, que trata de uma forma simples, desde o início da gravidez, pré-natal, vantagens do parto normal, amamentação, cuidados com o bebê e até dicas com nutricionista e psicóloga.
Também será entregue pelo município o certificado de Cidadãozinho Patrulhense e pelo Hospital uma muda de árvore a cada bebê nascido no município.
O evento contou também com a presença do vice-presidente do Legislativo, Tadeu Neves, presidente do Rotary Club, Antônio Carlos Brito, vereadores e secretários municipais.
Fonte: ACS-PMSAP