Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Presidente do IMAMA elogia existência do Comitê de Tolerância Zero ao câncer

imagem-noticia

18/04/2011

A existência em Santo Antônio da Patrulha do primeiro Comitê de Tolerância Zero contra o câncer da mama no interior do Estado foi elogiada pela presidente do IMAMA no Rio Grande do Sul. A médica mastologista Maira Caleffi abordou o assunto em recente entrevista concedida à Rádio Itapuí.

A profissional, que é formada pela PUCRS, sendo P.h.D em Medicina pela University of London (Inglaterra) e pós-doutora em genética e câncer de mama pela Vanderbilt University (Estados Unidos), se disse bastante feliz pela iniciativa tomada pela primeira dama Aglaé Regina da Silva em procurar o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul para a criação do comitê.

“Existe um em Porto Alegre em nível estadual, mas Santo Antônio é realmente o primeiro município gaúcho a adotar essa medida no interior do Estado”. Maira afirmou que o CTZ tem como finalidade buscar entender o porquê das mulheres não estarem conseguindo acesso, ou não estarem comparecendo no tempo exigido para o diagnóstico precoce da doença. Outra finalidade do Comitê é propor soluções em conjunto com uma equipe inter-setorial da qual a primeira dama Aglaé faz parte.

LFCC

Referindo-se ao trabalho da Liga Feminina de Combate ao Câncer em Santo Antônio, a médica mastologista lembrou que a Liga vem exercendo há muito um papel excepcional muito antes do IMAMA existir.

“A proposta do IMAMA vem complementar o que as Ligas de todo o Brasil estão realizando. Fazemos parceria nacional pela FEMAMA com a rede brasileira de Ligas, para atender uma faixa maior da população”, salientou Maira, acrescentando que a diferença que existe é que o Instituto da Mama busca junto aos comitês soluções para todas as mulheres e todos os usuários do SUS que têm problemas com o câncer de mama ou simplesmente para fazer uma mamografia de rastreamento.

Lembra a presidente do IMAMA que se as mulheres, a partir dos 40 anos realizarem anualmente uma mamografia de rotina, diminuirão as chances de morrer do câncer da mama ou da mutilação com uma cirurgia.

BANCO DE PRÓTESES MAMÁRIAS

Um dos grandes problemas enfrentados pela Mulher é a cirurgia do câncer da mama e um dos fatores é o medo e o IMAMA busca atender o maior número possível de pessoas para que façam uma reconstituição mamária. No Brasil, segundo dados do IMAMA, em cada cem mil mulheres, há pelo menos 49 casos de câncer mamário.

O surgimento do banco de próteses mamárias externas tem sido visto como uma grande alternativa para resgatar a auto-estima de quem passou por esse tipo de cirurgia e teve retirada uma, ou duas mamas.

DOAÇÕES

Porém, há grande dificuldade na aquisição de próteses. “Esperamos que esse, seja um momento transitório” e apela às empresas para que façam doações porque ela considera esse gesto muito importante. O telefone do IMAMA para contatos é (51) 3264 3000.

Por fim ela destaca a necessidade de ampla divulgação de todas as atividades do IMAMA porque isso é fundamental para que diminuam os casos de incidência da doença.

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha