30/11/2012
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva ministrou palestra sobre os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) na última semana, em Brasília (DF) e na cidade gaúcha de Santa Maria.
Em Santa Maria, a Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) do Rio Grande do Sul reuniu os prefeitos desta região para debater temas importantes para as futuras gestões, entre eles, os ODM. O assessor Laurêncio Körbes, da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais, representou a Secretaria-Geral da Presidência da República no evento.
O Encontro dos Prefeitos Eleitos da Região Central do Rio Grande do Sul teve como finalidade orientar os novos prefeitos sobre ações que podem contribuir para o a sucesso nas gestões municipais. O evento reuniu 110 lideranças da região, especialmente prefeitos eleitos e futuros secretários municipais. Os 32 prefeitos e prefeitas que participaram do evento puderam conhecer o depoimento do prefeito Daiçon Maciel da Silva, de Santo Antônio da Patrulha, sobre a plataforma dos Objetivos do Milênio em função dos bons resultados alcançados depois de nove meses de implantação dos ODM na cidade. Daiçon, que representou a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (GRANPAL), foi o primeiro a instalar um Núcleo Municipal de ODM no estado.
Daiçon falou sobre a importância dos ODM na realização de um bom governo. "O sistema dos Objetivos do Milênio organiza as políticas públicas, naturalmente já executadas, e facilita a união entre as diversas secretarias, especialmente no estabelecimento de metas integradas. Com os ODM, as áreas de governo passam a trabalhar em sintonia para alcançar melhores resultados na assistência social, educação, direitos humanos, saúde e meio ambiente", ressaltou Daiçon.
Em Brasília o prefeito patrulhense falou da experiência a partir da aplicação dos ODM em Santo Antônio da Patrulha durante o Seminário de Regionalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Distrito Federal, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o PNUD, a Universidade Católica de Brasília, a Codeplan, a União Planetária e o Núcleo ODM do Distrito Federal
Fonte: ACS - SAP