16/04/2013
Na terça-feira, 09/04, o prefeito Paulo Bier, juntamente com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dirceu Machado, a coordenadora do Polo Universitário, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente e a Secretária da Educação, Josélia Lorence Fraga, estiveram reunidos com o professor Paulo Waquil, coordenador do PLAGEDER, Curso de Graduação Tecnológica, Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural.
A visita de cortesia ocorreu no Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas na UFRGS em Porto Alegre. Na oportunidade, o prefeito Paulo Bier reafirmou o compromisso de parceria da administração municipal com a UFRGS.
O Coordenador do PLAGEDER, professor Paulo Waquil fez uma explanação de como funciona o curso que na primeira turma formou 32 Tecnólogos em Desenvolvimento Rural. “Queremos agradecer a presença dos senhores aqui na Universidade e dizer que este encontro é importante para fortalecermos o relacionamento existente entre a Universidade e a prefeitura que oferece as instalações físicas e o pessoal para viabilizar o oferecimento do nosso curso e dar andamento às atividades que estamos realizando”. Destacou que o Polo Universitário de Santo Antônio tem tido uma importância muito grande, não só no município, mas em toda a região. “Ficamos bastante satisfeitos com a primeira edição do curso que iniciou em 2007 e foi encerrada em 2011 e estamos acompanhando o trabalho dos alunos que foram formados naquela edição e vemos de forma marcante os resultados que o curso acabou promovendo, com os alunos aplicando seus conhecimentos na formação que foi dada pelo curso o que é importante para dinamizar a economia da região como um todo”.
Na segunda edição iniciada em 2009, os alunos já concluíram todas as disciplinas e agora estão elaborando o trabalho de conclusão do curso com foco para a região onde eles residem e trabalham. A formatura está prevista para o segundo semestre, no dia 28 de setembro de 2013. “Atualmente estamos negociando uma nova edição do curso, com a reitoria da universidade estudando a possibilidade de reofertá-lo no Polo de Santo Antônio da Patrulha. Os alunos da próxima turma receberão a graduação de Bacharelado em Desenvolvimento Rural”, salientou o professor Paulo Waquil.
Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dirceu Machado, um dos formandos da primeira turma do PLAGEDER, “Santo Antônio da Patrulha, bem como os demais municípios da região possuem vocação agrícola e por isso é importante que o curso seja mantido, para capacitar os nossos jovens que poderão aplicar os novos conhecimentos e novas tecnologias nas suas propriedades, gerando o desenvolvimento da agroindústria familiar e do turismo rural em nossa região”.
Fonte: ACS/PMSAP