08/01/2013
Nesta sexta-feira, dia 04, foi decretado através da Portaria 001/2013 do Diário Oficial, o tombamento do prédio que abriga a Biblioteca Municipal Júlio Costa. O pedido foi feito pelo ex-prefeito Daiçon Maciel ao Instituto o Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
O prédio possui certidão datada de 1925, quando foi adquirido pela então Intendência Municipal, mas sua construção se deu por volta de 1865. Teria sido “um símbolo da revolução de 1930”, que levou Getúlio Vargas à presidência do país.
O IPHAE analisou os valores histórico, de referência, arquitetônico, de antiguidade, de uso e cultural do prédio, considerando, por exemplo, as características arquitetônicas do período colonial.
O secretário da Cultura Turismo e Esportes Alexandre Malta considerou o tombamento de grande importância, porquenele se garante a continuidade da memória de Santo Antônio da Patrulha. A Biblioteca Municipal está situada na Avenida Borges de Medeiros, na Cidade Alta e seu horário de atendimento é das 8:00 às 18:30, de segunda a sexta-feira.
Fonte: ACS-PMSAP