05/07/2011
A chuva fina que caiu na noite de sexta-feira (01/07) não impediu que dezenas de pessoas participassem do ato de reinauguração do posto de saúde da Várzea João Luz Filho. O ato também marcou a entrega de mais dois veículos novos para a saúde municipal.
Moradores do bairro, familiares do patrono e autoridades locais foram conferir de perto as novas instalações do posto que é referência para os moradores da Várzea e comunidades periféricas. Estão cadastrados neste posto 3.795 usuários, mas a estimativa é de que esse total chegue agora a quatro mil.
Por isso a Administração Municipal decidiu aumentar o prédio em 122 metros quadrados o que totaliza agora 272 metros quadrados de área construída. O valor investido na reforma e ampliação é de R$ 231.000,00, sendo ainda investidos R$ 15.000,00 em benfeitorias no pátio do Posto, com cercamento, nivelamento e jardinagem.
No total foram investidos nesta unidade de Saúde 246.000,00.
A área ampliada conta agora com as seguintes salas: recepção, arquivo, sala de enfermagem, sala de vacina, farmácia e consultório multidisciplinar com atendimento de psiquiatra, psicólogo, atendimento em grupo, etc.
O Posto passará a ser atendido por 12 funcionários: um médico, uma enfermeira, quatro técnicos auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de consultório dentário, três administrativos e um porteiro.
No entanto, apesar da ampliação, o secretário da Saúde, Ferúlio José Tedesco disse que já há um estudo para construção de um novo posto nas proximidades, no loteamento Solar, devido ao impacto habitacional que ocorrerá com a construção dos 242 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida.
O filho do patrono, Dr. Gilton Cezar da Luz, falou em nome dos familiares, agradecendo a lembrança do nome de seu pai em uma obra tão importante.
O prefeito em exercício Armindo Ferreira de Jesus destacou a necessidade de batalhar recursos em todas as esferas para alcançar conquistas como a construção de um posto de saúde, capaz de atender cerca de quatro mil pessoas ao mês: “ O IPTU que recolhemos não corresponde a 3% de nossa receita, por isso o prefeito Daiçon precisa viajar e muito, contatar deputados estaduais e federais, etc, para fazer investimentos.”
Também participaram do ato do vereador Alzemiro Costa, representando a presidência do Legislativo, demais vereadores, secretários municipais, presidentes de partidos políticos entre outros.
Fonte: ACS-PMSAP