19/04/2011
O Grupo PET FURG-SAP Conexões de Saberes conquistou o segundo lugar na premiação do programa Acolhida Cidadã Solidária da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A entrega do prêmio ocorreu ao final da palestra do jornalista e advogado Marcos Rolim, realizada na noite de segunda-feira (11/04), no Cidec-Sul.
Antecedendo a palestra e a premiação, os grupos inscritos no Acolhida Cidadã apresentaram suas propostas em mesa-redonda coordenada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis Darlene Torrada Pereira e a psicóloga do Núcleo de Assistência Estudantil Ana Furllong Antochevis.
Para o grupo ter alcançado a segunda colocação foi muito significante, pois o mesmo tem apenas três meses de constituição, enquanto o primeiro colocado já atua há 18 anos.
De acordo com a aluna Cleussara Silene de Fraga e Silva integrante do PET FURG-SAP, o programa Acolhida Cidadã é uma maneira de conscientizar os alunos e os jovens de um modo geral de que é possível “receber o calouro de uma maneira saudável, ao mesmo tempo em que vimos diariamente, nos veículos de comunicação vidas de estudantes ceifadas com trotes violentos”.
O grupo PET FURG-SAP foi criado em dezembro do ano passado e entre as atividades realizadas na Acolhida destacaram-se: a recepção e orientação aos estudantes e seus familiares por ocasião do período de matrículas, a apresentação de vídeo sobre a FURG, a apresentação dos professores e técnicos do novo campus e a realização de inúmeras palestras como “Os cursos de Engenharia Agroindustrial”, “A Atuação do Diretório Acadêmico”, “ O Programa PET/FURG-SAP e o Subprograma de Recepção, Adaptação e Acompanhamento dos Alunos do Campo”, “Panorama da Engenharia na Atualidade” , “Orientação Acadêmica para os Calouros 2011” e “Aspectos Históricos e Culturais de Santo Antônio da Patrulha, RS”.
Além disso, os “petianos” realizaram durante a primeira semana de março a apresentação das instalações da FURG-SAP, um momento cultural e um “city tour” pelo Centro Histórico da Cidade, visando a adaptação dos novos alunos no município.
A programação da Acolhida contou ainda com uma Dinâmica de Grupo, exposição de trabalhos de pesquisa e foi encerrada com a Gincana dos Calouros, cujos donativos foram entregues às entidades assistenciais do município.
Fonte: ACS/PMSAP