14/12/2011
O mutirão de cadastramento de pacientes diabéticos e de hipertensos, o chamado Hiperdia, levou centenas de patrulhenses ao Posto de Saúde Central na última quinta-feira, 08 de dezembro. No total foram cadastradas 192 pessoas, que terão garantidos seus medicamentos essenciais.
Para o município é fundamental este cadastro para que possa mapear o volume de pacientes e a quantidade de medicamentos que deve ser solicitada ao Governo do Estado. Diabéticos e Hipertensos que ainda não se cadastraram devem fazer o cadastro o mais breve possível, procurando o Posto de Saúde Central, sempre as sextas-feiras das 8h às 12h.
No interior este serviço é feito pelos postos locais ou Unidade Móvel de Saúde em seu roteiro pelas localidades. No cadastramento são exigidos documentos de identidade, CPF, cartão SUS e nomes dos medicamentos que o paciente faz uso atualmente.
O Hiperdia é um programa do Governo Federal e tem a parceria dos municípios. Em Santo Antônio da Patrulha é executado pela Secretaria da Saúde do município e coordenado pela Enfermeira Lair Muniz.
Fonte: ACS-PMSAP