Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Museu inaugura revitalização da sala de Caldas Júnior

imagem-noticia

05/04/2011

A noite aprazível de 03 de abril foi propícia para a bonita solenidade de inauguração do processo de revitalização do espaço do patrono do Museu Caldas Júnior em Santo Antônio da Patrulha.

O evento, que teve as presenças da família Caldas, do prefeito Daiçon Maciel da Silva, da Primeira Dama Aglaé Regina da Silva, da presidente daquela Casa Valquíria Abreu Oliveira, do jornalista e escritor Walter Galvani e que durante muitos anos trabalhou na Empresa Caldas Júnior, secretários municipais e pessoas da comunidade, foi aberto com a encenação da vida do fundador do centenário Correio do Povo. O grupo Práxis Maçã integrado por Alexandre Malta, Natalie Oliveira, Mariana Ramos e Emílio Dias protagonizou os aspectos mais importantes de Antônio Vieira Caldas Júnior, desde seu nascimento, a vinda da família para Santo Antônio da Patrulha onde residiu na casa que hoje leva o nome de Caldas Junior, até sua transferência para Porto Alegre, a fundação e demais aspectos da vida do “róseo” até a morte prematura do seu fundador.

O prefeito municipal saudou os presentes dizendo-se emocionado por ser participante de solenidade de tamanha importância que engrandece ainda mais o Museu Caldas Júnior.

Daiçon Maciel lembrou o fato de a inauguração acontecer dentro da semana do Município quando se comemoram os duzentos anos de instalação da Câmara de Vereadores de Santo Antônio. Também destacou que no mesmo final da semana daquela solenidade estava iniciando o processo de pintura das fachadas de mais de sessenta casas antigas localizadas na avenida Borges de Medeiros e patrocinada pela indústria de tintas Coral com o apoio da Administração Municipal. Aquela artéria está situada no Centro Histórico do Município e foi onde, defronte ao Museu, há mais de 250 anos com a construção da primeira capela curada por Ignácio José de Mendonça e Margarida Exaltação da Cruz, foi dado início ao povoamento do município.

Galvani falou da emoção em reencontrar a família Caldas, tendo ao mesmo tempo lembrado os tempos em que atuou na redação do Correio do Povo. O jornalista saudou a iniciativa de revitalização do espaço do fundador deste Jornal, elogiando o trabalho desenvolvido por sua presidente.

Valquíria falou sobre a importância que o Jornal representa na sociedade gaúcha, ao mesmo tempo em que enalteceu a figura do seu fundador e que residiu na mesma casa onde hoje é o seu patrono.

Dona Nilza Caldas, filha de Ruth Caldas, esposa de Breno Caldas, agradeceu sensibilizada a homenagem prestada ao seu avô.

Em seguida houve o descerramento da fita inaugural e após ocorreu a visita à sala de entrada do museu onde está o busto do patrono e documentos de sua vida, inclusive relacionados do nascimento do Correio do Povo, onde consta a autorização original para funcionamento do Jornal em 1895.

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha