03/11/2021
Na segunda-feira, dia 25 de outubro, o arquiteto e urbanista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) foi recebido pela equipe diretiva do Museu Caldas Júnior que, juntamente com o governo municipal de Santo Antônio da Patrulha, tem buscado tratar do projeto para reforma e revitalização da estrutura do prédio, construído há 201 anos.
A equipe tem trabalhado intensamente neste sentido. Antes mesmo desta visita, as primeiras medidas já haviam sido tomadas, entre elas, o isolamento parcial do prédio e, por último, a guarda do acervo com todo o zelo que requer, já que o Museu abriga importantes peças históricas, obras, documentos e fotos que vêm contando a história da cidade desde a sua fundação.
O objetivo é proporcionar uma revitalização estrutural do prédio, reconhecido com uma preciosidade da história e da arquitetura. O imóvel está tombado como Patrimônio Histórico do Estado desde 2013.
Jorge Evangelista, representante do IPHAE, encaminhará, no prazo máximo de trinta dias, uma avaliação e estudo detalhado do prédio. Com esse levantamento será realizado um mapeamento de danos e análise qualitativa e quantitativa e, posteriormente, a elaboração de um projeto estabelecendo valores para a obra e a captação de recursos, inclusive pela Lei de Incentivo à cultura.
“Precisamos revitalizar este espaço. A estrutura ficou comprometida com o passar do tempo e precisamos recuperá-la. A reforma oferecerá melhores condições para abrigo e apreciação do acervo”, comentou Rosalva Rocha, presidente do Museu.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE
Fonte: ACS