Museu Antropológico Caldas Junior apresentou uma nova placa homenageando o casal fundador de Santo Antônio da Patrulha.
01/09/2022
Em ato realizado na tarde dessa quarta (31), o Museu Antropológico Caldas Junior apresentou uma nova placa homenageando o casal Margarida Exaltação da Cruz e Inácio José de Mendonça, fundadores de Santo Antônio da Patrulha.
Desde que foi colocada, em dezembro de 1996, a placa está sob a responsabilidade do Museu Caldas Junior. Nesse ano, constatando seu mau estado de conservação, foi tomada a decisão de substitui-la, além de efetuar a elevação do local de exposição da peça. O monumento foi mantido no mesmo local, junto à Pira da Pátria, mas, agora, permite uma melhor apreciação por parte dos visitantes. O projeto é da arquiteta e urbanista Thais Gobbi Soares
A data da cerimônia teve significado especial por ser no mesmo dia em que é comemorado o aniversário do município. Em 31 de agosto de 1760, o casal Margarida e Inácio instalou a Capela Curada de Santo Antônio, em torno da qual começou o povoamento do município.
O vice-prefeito Marcelo Gaúcho destacou a importância do resguardo da memória do município através de seus monumentos e marcos, pois estes são locais que representam um resgate de nossa história.
A presidente do Museu, Rosalva Rocha, informou que a placa original foi recolhida, passando a fazer parte do acervo da instituição. “Entregamos para a comunidade a revitalização deste monumento histórico, constando, inclusive, um QR Code que direciona para a história de Inácio e Margarida, sob a ótica de Jaime Nestor Muller”, completou.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE
Fonte: ASCOM