15/02/2011
O município de Santo Antonio, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, firmaram convênio de cooperação para o incremento de melhorias no rebanho ovino do município.
Esse convênio tem como objetivo, o melhoramento do campo nativo, preservando o ecossistema para produzir cordeiros com carne de qualidade diferenciada e aumento da produção. Visa também, incrementar a renda da propriedade através do ganho de produtividade, conseguindo através de práticas de manejo e melhoramento, tais como: correção da acidez do solo, subdivisão do campo em piquetes, descansos estratégicos, melhoramentos genéticos, ajuste de lotação dos animais por unidade de área, e valorizar as forrageiras da estação fria, quando a grama nativa perde seu valor nutritivo.
Estas práticas têm como finalidade minimizar os efeitos produzidos pela baixa qualidade da maioria dos campos nativos do município, que durante grande parte do ano, demonstram a necessidade de introdução de espécies forrageiras mais produtivas e de melhor qualidade, fatores preponderantes para o aumento na produção de carne e precocidade na idade de abate dos cordeiros.
Com essa finalidade no dia 11 de fevereiro corrente, na propriedade do Sr. Nelson Winter em Rincão do Capim o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Clovis Salazar, o chefe do Escritório da Emater Paulo Rohjan, o gerente geral do Banrisul Sr. Riberto Cezar Baptista, o Professor da URGS Aroldo Ospina, alunos da universidade e produtores do município estiveram reunidos para debater e analisar perspectivas e evolução do programa.
Fonte: ACS