31/03/2011
Nesse três de abril, o município de Santo Antônio da Patrulha estará vivendo um momento histórico, pois irá marcar a data em que foi instalada oficialmente em 1811, a Câmara de Vereadores do Município, que naquela época, obedecia todo um contexto que formava a estrutura básica do Império: a união de todas as estruturas. Assim a Câmara era legislativa, executiva, judiciária e também com poder de Polícia.
O historiador Fernando Rocha Lauck explica que toda essa estrutura começou a surgir com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, e onde, com o primeiro ato abrindo os portos às nações amigas, terminou sendo um reconhecimento à Inglaterra que foi quem financiou a chegada real a então colônia portuguesa.
Com isso – adianta o historiador – se oportunizou a instalação de relações de comércio, quando se voltou um olhar mais abrangente para o Rio Grande do Sul, até então fruto de disputas de mais de 200 anos entre portugueses e espanhóis, o que só terminou em 1801 com a assinatura do Tratado de Badajós.
Assim o Rio Grande do Sul foi dividido em quatro municípios com poderes constituídos aptos a administrar o seu próprio território.
Santo Antônio da Patrulha, para onde os olhares açorianos se voltaram, tinha vasta extensão territorial que ia até Vacaria, Altos de Cima da Serra e todo o Litoral Norte.
INSTALAÇÃO
Em 2009 se comemoraram os 200 anos de instalação do município e nesse dia três, o de instalação da Câmara de Vereadores.
E foi nesta data em 1811 que a população da época elegeu seus primeiros vereadores.
O presidente da Câmara tinha o Poder de, após ouvir os demais edis, administrar o orçamento do município e, consequentemente, exercer funções executivas.
Fernando Lauck, que além de historiador é o atual Secretário da Cultura, Turismo, Esportes acrescenta que toda a história de Santo Antônio gira em torno da avenida Borges de Medeiros.
“Foi ali que Inácio José de Mendonça e Margarida Exaltação da Cruz construíram a primeira capela curada onde hoje se localiza a Pira. E foi ali também que a cidade nasceu. Os demais prédios onde a igreja se localizou também se situaram na mesma avenida, até que num determinado momento da história começou a ser construída a nova igreja-matriz, hoje um dos pontos de referência histórica, inclusive do turismo religioso.
PRIMEIRA CÂMARA
A primeira Câmara de Vereadores se localizava onde há muitos anos existia a loja Kahema, ou seja, na frente do Clube Recreativo Patrulhense, tendo ali também sido instalado o Pelourinho. Mais tarde, como a Câmara teve localização itinerante, passou por outros pontos da Borges, terminando por se situar na cidade baixa até que foi construída a sua sede própria na mesma avenida onde nasceu em 1811.
A divisão dos Poderes só aconteceu com o fim do Império e a proclamação da República em 1889, quando surgiu a figura do Intendente para administrar o município o que predominou até o governo de Getúlio Vargas, mudando a denominação para prefeito municipal.
PROGRAMAÇÃO
02.04.2011(Sábado) – 20 horas
Abertura Oficial das Comemorações dos 200 anos de Instalação da Câmara Municipal de Vereadores
ACISAP em festa – Comemoração dos 44 anos de re-organização da ACISAP
Cerimônia de entrega dos 60 troféus destaques 2010
Local: Centro Clube
Promoção: Associação Comercial, Industrial e Serviços.
03.04.2011- (Domingo) – 17 horas
Vernisage “Tributo a Família de Caldas Júnior”
Local: Museu Antropológico Caldas Júnior
Promoção: Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior.
04.04.2011– (Segunda-feira) – 20 horas
8ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores
Local: Plenário Euzébio Barth – Câmara Municipal de Vereadores
05.04.2011– (Terça-feira) – 20 horas
Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores – Homenagem ao Primeiro Presidente e Representação Teatral da Instalação da Primeira Câmara Municipal de Vereadores
Local: Plenário Euzébio Barth – Câmara Municipal de Vereadores
Promoção: Câmara Municipal de Vereadores e Instituto Histórico e Geográfico
06.04.2011– (Quarta-feira) – 18 horas e 30 minutos
VIII Café Açoriano em prol da APAE
Local: Centro Clube
Promoção: Gabinete da Primeira Dama.
Apoio: APAE e Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes.
07.04.2011(Quinta-Feira) – VII Recital Poético “Santo Antônio in Versus”
Local: Casa Sede – Museu Antropológico Caldas Júnior
Promoção: Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior
08.04.2011– (Sexta-Feira) – 13 horas
Posse de Prefeito e Vice-Prefeito por um Dia
Local: Gabinete do Prefeito Municipal
Promoção: Secretaria Municipal de Educação.
09.04.2011– (Sábado)
Corrida de Revezamento – Santo Antônio 21k
Largada: 10 horas em frente a Prefeitura Municipal
Chegada: 11 horas - Trajeto de 5 km – Parque da Guarda
Premiação: 11 horas e 30 minutos para trajeto de 5 km – Parque da Guarda
Chegada: 12 horas e 30 minutos para o trajeto de 21 km – Parque da Guarda
Premiação: 13 horas para o trajeto de 21 km – Parque da Guarda
Fonte: ACS/PMSAP