Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Município agiliza medidas para diminuir impacto de futuras enxurradas

11/02/2011

Santo Antônio da Patrulha está entre as cidades atingidas pelas chuvas de domingo (06/02) e por isso, teve prorrogado por mais 90 dias, através de decreto do prefeito Armindo Ferreira de Jesus, o estado de emergência vigente desde 17 de novembro do ano passado quando da ocorrência de tempestade de granizo. Segundo a Defesa Civil local choveu mais de 150 milímetros em uma hora e meia pela manhã e mais meia hora à tarde. Foram 158 mm em apenas duas horas sendo que boa parte dos municípios atingidos ganhou notoriedade na grande imprensa com volume  de água de 105 milímetros em apenas um dia, como foi o caso do município de Áurea. Houve alagamentos em diversos pontos da cidade e logo que cessou o temporal, integrantes da Defesa Civil fizeram vistorias pela cidade monitorando os pontos de alagamentos, os danos causados e orientando a população. Uma equipe de servidores municipais esteve de prontidão desde o momento das fortes chuvas para auxiliar no que fosse possível.

Na segunda-feira (07/02) pela manhã a operação desencadeada na véspera por determinação do prefeito em exercício Armindo de Jesus, permaneceu com três equipes verificando pontos onde ocorreram os maiores alagamentos.

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA

Ainda na tarde de segunda-feira (07/02) o prefeito Branquinho reuniu membros da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, assessoria jurídica da prefeitura, bem como as secretarias de Obras, Trânsito e Segurança, Agricultura e Meio Ambiente e da Administração para a adoção de medidas urgentes.

“O encontro foi muito proveitoso havendo ainda o nosso compromisso de aquisição de outros materiais já solicitados pela própria Defesa Civil. Também assinamos portaria disponibilizando dois veículos, um do gabinete do vice-prefeito e outro do Departamento do Meio Ambiente, para uso permanente sempre que necessário nessas ocorrências”.

Após uma análise feita pela Defesa Civil junto aos arroios Pitangueiras e Passo dos Ramos e que foram desobstruídos no ano passado, chegou-se à conclusão de que outra operação desse tipo não será mais necessária. Basta a retirada de alguns entulhos colocados por parte da população.

A Secretaria de Obras e a Defesa Civil fazem vistorias nos encanamentos e bocas de logo para a retirada de objetos e entulhos que ali continuam sendo jogados.

SOLUÇÃO DEFINITIVA

Mas há outros problemas mais graves e que são os gargalos em função dos dois arroios que cortam a cidade. Já tramita junto ao Ministério das Cidades projeto elaborado pela Prefeitura em parceria com a Corsan no valor de dois milhões de Reais para que o problema seja resolvido em caráter definitivo.

O prefeito frisou ser difícil para uma cidade por mais bem planejada e estruturada que seja suportar uma carga de chuva tão intensa em tão curto espaço de tempo sem causar algum desconforto à população.

Armindo de Jesus disse ter consciência de que aquilo que é possível está sendo feito para resolver definitivamente esse tipo de problema e apela à comunidade no sentido de que também faça a sua parte, não colocando entulhos nos arroios, canos e bocas de lobo.

“Agradecemos em especial à ação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros que têm sido dinâmicos no controle dessas situações. Todos estão sendo muito diligentes”, finalizou o prefeito Armindo Ferreira de Jesus.

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha