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Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Multinacional de grande porte se instala em Santo Antônio da Patrulha

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27/07/2011

Faturamento anual da empresa é de 150 milhões e 200 empregos devem ser gerados inicialmente

 

Sete meses após o início das negociações, finalmente agora se confirma: uma indústria automotiva de grande porte está se instalando em Santo Antônio da Patrulha.

Com matriz no Canadá e ramificações em 26 países a Magna Cosma International terá uma unidade em uma área de 20 hectares situada entre a RS-474 e a free-way.

Ao confirmar a notícia o negociador local, secretário Manoel Adam destacou que o desejo do diretor geral da empresa no Brasil, Pawel MacNicol sempre foi o de sediar o braço daquela empresa em Santo Antônio, mesmo com todo o interesse da GM em localizá-la em seu polo em Gravataí.

Com um faturamento anual de 150 milhões, a Magna Cosma International deverá empregar entre 180 a 200 pessoas, mas desde agora já vai começar a circulação de funcionários especializados, inclusive estrangeiros, que aqui trabalharão para a construção da fábrica, que deverá entrar em funcionamento até outubro de 2012. produzindo mais de 1.120 peças diárias de um novo veículo que a GM estará lançando no final do ano que vem.  Em Santo Antônio serão fabricados eixos e carroceria.

Já foram alugados vários apartamentos e um prédio para escritório da empresa em Santo Antônio, que pretende utilizar mão de obra e material preferencialmente patrulhenses.

“Atrás dela virão outras indústrias”, afirma o prefeito Daiçon Maciel da Silva. O secretário da Administração Manoel Adam, principal negociador desde novembro do ano passado quando ainda estava à frente da Secretaria da Gestão e Planejamento e Pawel MacNicol esteve pela primeira vez no município disse que a vinda da empresa será como um divisor de águas na historio de Santo Antônio.

Conheça mais a Magna:

A Magna International Inc.é o maior fabricante de autopeças do Canadá e terceira no ranking mundial com mais de 100.000 funcionários em 238 fábricas e 79 centros de engenharia em 25 países, sua sede fica em Aurora, Canadá. É uma das maiores fabricantes de peças automotivas e uma das maiores  empresas do país.

A Magna fabrica autopeças que são  fornecidas principalmente para a General Motors, Ford Motor Company e Chrysler LLC.   Alem das Três Grandes montadoras dos EUA, seus principais clientes São Volkswagen, BMW e Toyota. Na Europa, a Magna Steyr tem contratos para a montagem do Peugeot RCZ, Aston Martin Rapide e Countryman MINI.

A empresa foi fundada em 1957 pelo austríaco, Frank Stronach como Multimatic. Esta empresa se ​​fundiu com Eletrônica Magna em 1969, e tornou-se a companhia combinada Magna International em 1973.

A Magna vai ampliar presença na América do Sul nos próximos dois anos e elevar a até treze o número de unidades fabris que opera na região. Hoje, o grupo canadense conta com seis fábricas no Brasil e três na Argentina, posição que foi alcançada recentemente após duas aquisições e a construção de novas linhas. "Estamos prontos para mais compras, se houver oportunidade, ou para investir em um projeto a partir do zero", afirmou no dia 18 de maio de 2011, ao Valor Econômico o principal executivo da Magna International, Don Walker.

A companhia projeta ainda faturamento de US$ 700 milhões na região em 2013. Por enquanto, as receitas da operação sul-americana correspondem a pouco mais de 1% dos negócios globais do grupo, que no ano passado registrou vendas consolidadas de US$ 24,1 bilhões. "Em 2011, devemos chegar perto de 2%", ressaltou o vice-presidente executivo da Magna para China, sudeste da Ásia, Índia, América do Sul e África, Herbert Demel. Na semana passada, junto com os resultados do primeiro trimestre, a sistemista (fornecedora de conjuntos de peças para as montadoras) anunciou que estima vendas totais de US$ 27,1 bilhões a US$ 28,5 bilhões neste ano.

Embora exiba participação ainda tímida no negócio global, a América do Sul, com destaque para o Brasil, é tratado como prioridade pela direção da Magna. "A produção de veículos continuará crescendo nos Estados Unidos e Europa, mas ainda persiste a preocupação com crédito", afirmou Walker. "Então, as oportunidades significativas estão em outros, como China e Brasil." Na América do Sul, as receitas da Magna têm mais que dobrado ano a ano e a preocupação é dar conta do ritmo de crescimento, especialmente no que se refere à conquista de mão de obra qualificada e disseminação da cultura da companhia.

A consolidação no setor de autopeças é vista como oportunidade para o grupo, que tem dívida reduzida e forte caixa.

No Brasil, o grupo produz maçanetas e vidros retrovisores em Vinhedo (SP), por meio da Magna Closures, em unidade que está sendo duplicada. Por meio da Cosma, vai fabricar eixos e carroceria em Jundiaí (SP), Camaçari (BA) e Santo Antônio da Patrulha (RS), com inícios de operação previstos para agosto deste ano e 2012. Via Magna Seating, após a compra da Resil, em novembro do ano passado, fabrica bancos para automóveis em São Joaquim de Bicas (MG) e Camaçari (BA) - a divisão tem outra fábrica em Córdoba, na Argentina. No começo do ano, a Magna Seating comprou a Pabsa, no país vizinho, e incorporou mais duas unidades, uma também em Córdoba e outra em Buenos Aires.

Globalmente o foco da Magna está em consolidar a marca como uma das mais diversificadas fornecedoras de autopeças e dar suporte ao crescimento de clientes tradicionais, como Volkswagen, GM e Ford.

Fonte: ACS-PMSAP

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