30/08/2011
A I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres mostrou a mobilização feminina em Santo Antônio da Patrulha. O evento realizado nessa sexta-feira (26/08) lotou o plenário da Câmara de Vereadores, com representantes de entidades, associações de bairros, clubes de serviços e comunidade em geral.
A Conferência foi realizada pela Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, por meio da Secretaria da Assistência Social, Gabinete da Primeira Dama, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Coordenadoria Municipal da Mulher. O Tema deste ano da conferência é: O enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher- sua autonomia econômica e participação da mulher nos espaços de poder e decisão.
De acordo com o secretário Municipal da Assistência Social a Conferência acontece com o objetivo de abordar novas políticas públicas para as mulheres, além de fortalecer e agregar as já existentes.
A representante da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Josiane Arruda foi a painelista do evento e apresentou estatísticas preocupantes relacionadas especialmente a violência contra mulher no Rio Grande do Sul. Segundo ela de 10 mulheres que hoje registram ocorrência por agressão, nove acabam morrendo, “sem falar naqueles casos que não se têm conhecimento”, declarou.
Na ocasião a secretária da Educação Josélia Lorence Fraga apresentou as políticas públicas de sua pasta que vão ao encontro de demandas da mulher patrulhense, como o aumento de vagas na educação infantil da rede pública, o que permite a ocupação da mulher no mercado de trabalho, enquanto seus filhos são atendidos por instituições qualificadas. Atualmente mais de 1000 crianças de 0 a 5 anos são atendidas na rede municipal durante 12 horas diárias. No ensino fundamental, com os programas de turno inverso, de acordo com Josélia, mais de 600 alunos, de oito escolas do município almoçam na instituição de ensino e durante a tarde participam de oficinas de música, jiujitsu, informática, letramento, entre outras. A criação de posto de atendimento na delegacia especializado para a mulher, qualificação profissional e a criação de local para colher a mulher vítima de violência, foram algumas das deliberações elencadas pelos grupos de trabalho nesta Conferência.
Também participaram do evento o prefeito Daiçon Maciel da Silva, a Primeira Dama Aglaé Regina da Silva, o vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, a vereadora Jacira dos Santos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maragareth Santana, a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Nara Dietrich, vereadores e secretários municipais.
Fonte: ACS-PMSAP