Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Mais de 50 alunos colaram grau em Agroindústria e Biocombustíveis

imagem-noticia

29/03/2011

Formatura aconteceu no Centro Clube na sexta-feira

 

Nem a falta de luz ocasionada pela tempestade da última sexta-feira (25/03), diminuiu o brilho da solenidade de formatura dos alunos dos cursos técnicos de Agroindústria e de Biocombustíveis. No total, 59 formandos receberam o canudo do Instituto Federal Sul-Rio Grandense, Campus Pelotas-Visconde da Graça. Durante dois anos eles realizaram o curso no Pólo Universitário Santo Antônio da Patrulha, através do programa do Ministério da Educação E-Tec - Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil).

Os recém formados e seus familiares, que lotaram o Centro Clube, não conseguiram esconder a emoção. Faltou espaço para acomodar tanta gente e tantos fotógrafos de plantão. Ninguém queria perder um só momento.

A técnica em Agroindústria, Maria Helena dos Santos Cardeal, que foi oradora da sua turma, falou sobre as dificuldades apresentadas durante o curso, mas destacou a oportunidade que o município está tendo, na área do ensino e apontou o pólo como um marco, que irá dividir a história da cidade em antes e depois da universidade gratuita: “Acredito que a comunidade de Santo Antônio da Patrulha ainda não se deu conta da importância do pólo universitário para nossa terra, espero que aproveitem esta dádiva.”

O paraninfo da turma de Biocombustíveis, Flávio Abib destacou a perseverança dos alunos, que foram pioneiros, no curso realizado pela primeira vez no país, sob a forma a distância. Segundo ele, a vitória não é só dos alunos, mas também da comunidade que contará com profissionais aptos para trabalhar em uma função da qual depende o futuro do planeta: a utilização de energias limpas e renováveis.

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha agradeceu as instituições de ensino que acreditaram no projeto patrulhense, Pólo Universitário, e parabenizou os alunos e seus familiares por estarem se aprimorando e buscando o conhecimento.

A solenidade foi encerrada já às escuras, mas o coordenador do programa E-Tec Brasil, Ricardo Sainz, que representava o reitor Antônio Carlos Barum Brod, falou aos presentes sobre a oportunidade que se abre para os formandos e desejou sucesso aos novos técnicos.

Também participaram da solenidade a coordenadora adjunta do programa E-Tec Brasil, Cinara Ourique do Nascimento, na ocasião representando o Diretor do Campus Hugo Stephan, a coordenadora do Pólo Universitário Santo Antônio, Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Meregalli, o vice-presidente do Legislativo, Tadeu Neves, os patronos do curso de Biocombustíveis, Hilton Grimm e do curso de Agroindústria, Marcelo Petter e demais lideranças.

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha