27/11/2020
Depois das emoções vividas na segunda noite da 10ª Feira Municipal do Livro com o recital poético, que contou com a participação de Odilon Ramos e do Grêmio Literário Patrulhense, ontem foi a vez de se emocionar com um verdadeiro resgate sobre a história de Santo Antônio da Patrulha.
A terceira noite de feira virtual, realizada nessa quinta-feira, trouxe um projeto que irá marcar o aprendizado sobre o Município nas escolas patrulhenses. O lançamento do livro Era uma vez em Santo Antônio da Patrulha, da escritora Léia Cassol emocionou a todos pela originalidade e graça com que a história dos 260 anos da terra da rapadura, que é feita de sonhos, foi contada com ilustrações de Vanessa Alexandre. As informações técnicas são baseadas nas pesquisas do patrulhense Jaime Nestor Müller, também conhecido como repórter da história.
O livro conta a história de Fernanda, que foi passear na casa dos avós em Santo Antônio da Patrulha, e as primeiras linhas da obra remetem para a cidade que fica entre a serra, a capital e o mar: “No mundo, há muitas cidadezinhas encantadoras, mas só conheço uma que é feita de sonhos... A parte mais antiga fica no alto de uma colina, preservando traços coloridos e a alegria dos primeiros colonizadores açorianos”. Além da ficção, a obra também traz trechos informativos, com dados sobre a cidade, como localização, número de habitantes, entre outras.
A secretária da Educação, Dalva Maria Provenzi de Carli falou que “este projeto vem de um grande desejo de levar aos alunos patrulhenses a vontade de aprender sobre a nossa história. Deixar registrado algo que seja útil e marque a vida das pessoas”. Ela agradeceu a comissão organizadora, destacando o trabalho da servidora da SEMED, Angelita Borges, o apoio do Seu Jaime e ao prefeito Daiçon Maciel da Silva por acreditar na importância da proposta.
O prefeito Daiçon agradeceu ao grande presente que o Município recebeu naquela noite. Agradeceu a todos envolvidos e cumprimentou a escritora por seu brilhantismo e capacidade de emocionar tanto com seu trabalho.
Os exemplares serão distribuídos em todas as escolas partrulhenses e também será disponibilizado no formato digital.
A 10ª Feira Municipal do Livro é uma realização da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, através da secretaria da Educação e da Cultura, Turismo e Esportes, comissão organizadora composta por representantes do Grêmio Literário Patrulhense, Polo Universitário Santo Antônio, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental e pelo pesquisador Jaime Mullher.
A programação continua até sábado, transmitida ao vivo na página da Prefeitura no Facebook @prefsSAP.
Dia 27 de novembro de 2020 – Sexta-feira
Hora do Conto
“Um Sonho de Leitura”
19h - Homenagem ao Projeto Incentivadores de Leitura
19h15min - Oficina de Contação de Histórias
20h – Conversando com Incentivadores de Leitura
Mediadores
Dalva Provenzi de Carli
e Angelita Borges
Dia 28 de novembro de 2020 – Sábado
14h30min – Lançamento de Livros
Polo Universitário Santo Antônio
Mediadora
Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente
GLP – Grêmio Literário Patrulhense
16h – Suas Excelências, Os Personagens – Vol. III
17h – Poesia na Praça - XXXI - Antologia Poética Patrulhense
Mediadora
Ana Clara Maciel
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE Secretaria Municipal da Educação - SEMED Gabinete do Prefeito
Fonte: ACS-PREFASAP