12/04/2011
A localidade de Canto dos Guilherme, distante cerca de 16 km da sede de Santo Antônio da Patrulha está sediando um empreendimento que deverá alavancar o desenvolvimento turístico do município.
Um hotel-fazenda com 60 apartamentos em 18 mil metros quadrados de área construída e localizado numa bonita área de 500 hectares está com previsão de conclusão em dezembro de 2013, conforme o proprietário do empreendimento, empresário do ramo hoteleiro José Augusto Freire.
Ele, que conversou com a reportagem durante a primeira credenciadora de inéditos ao Bocal de Ouro, que escolhe os finalistas para o Freio de Ouro na Expointer, revela estar há quatro anos investindo no município, onde possui propriedade há mais de 20 anos.
Realizando o empreendimento inteiramente com recursos próprios, Freire prevê para início de 2014 o recebimento de turistas do Brasil e exterior, já com vistas à Copa de 2014.
Naquela localidade ele possui um Centro de treinamento somente de cavalos crioulos, que é coordenado por seu filho César Augusto. “Já temos 12 animais credenciados ao Freio de Ouro e estamos aqui em Catanduvinha nesse que é o último evento antes do Bocal de Ouro a acontecer este ano”.
O LOCAL
O empresário que possui rede de motéis em Caxias do Sul e São Leopoldo disse ter decidido concretizar o empreendimento do hotel fazenda naquela localidade por considerá-la ponto estratégico: distante 90 km de Porto Alegre, 53 km de Gramado e 50 km de Tramandaí. “Assim poderemos atender a todos os clientes da serra, da capital e do litoral”, afirmou para defender o incremento ao turismo em Santo Antônio da Patrulha: “Estamos a 25 km da Lagoa dos Barros, onde é possível a realização futuramente de passeios de escuna e por isso acreditamos no investimento e no tradicional turismo de Santo Antônio”.
Restaurante e piscina também estão incluídos no projeto do empresário que demonstra visão ao destacar que além de alavancar o turismo, frisa estar empregando mão de obra local e que já começou a iniciar a formação de profissionais da região para a área de hotelaria preparando-os para atender os turistas. Além disso, vai incentivar o fornecimento de hortifrutigranjeiros da região que sempre foi um ponto forte na economia, mas cuja produção termina sendo levada para fora do município.
Fonte: ACS/PMSAP - Hermogen