25/05/2011
O presidente da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre instalou oficialmente o Consórcio Metropolitano em assembléia geral extraordinária da entidade, ocorrida no dia 19 deste mês, em Porto Alegre.
Segundo o dirigente da GRANPAL o consórcio se trata de uma inovação envolvendo os onze municípios da Grande Porto Alegre, que representam um terço do PIB gaúcho e um quarto dos eleitores do Rio Grande do Sul. “Ele virá somar energias, reduzindo custos e atuará nas áreas da Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento e nas mais variadas áreas.
Lembrou o presidente Jairo Jorge que a idéia do consórcio surgiu na gestão de Daiçon Maciel da Silva quando presidiu a Granpal.
Referindo-se a Santo Antônio ser selecionado entre os doze municípios para sediar sub-sede da Copa, Jairo Jorge salientou que o município patrulhense tem tradição turística, além de ser um caminho entre a serra, o litoral e a capital.
ELEIÇÃO
Jairo Jorge, que é prefeito de Canoas, anunciou em seguida a eleição dos membros do Conselho de Prefeitos e do Conselho Fiscal do consórcio.
O Conselho de Prefeitos é integrado por Jairo Jorge (Canoas), Daiçon Maciel da Silva (Santo Antônio) e José Fortunatti (Porto Alegre). Como suplentes foram eleitos os prefeitos de Gravataí e Cachoeirinha.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos como titulares os prefeitos de Sapucaia, Esteio e Nova Santa Rita e para a suplência, Glorinha e Alvorada.
TURISMO
Na mesma oportunidade, durante a reunião ordinária da Granpal, a Secretária de Estado do Turismo anunciou aos prefeitos a formação do Consórcio de Turismo. Segundo Abgabil Pereira serão exploradas as potencialidades turísticas dos municípios da Região Metropolitana a saber: Turismo Náutico/Ecoturismo, Turismo de Negócios e Eventos e o Turismo Rural.
Ela disse ter sido importante ter apresentado a proposta naquela reunião ficando sensibilizada pela boa aceitação dos prefeitos. Abigail destaca inclusive o Turismo Rural a ser explorado, no sentido de atrair mais visitantes aos municípios.
"Queremos, a partir dessa vocação dos municípios, trabalharmos na oferta desse espaço turístico".
Abgail elogiou Santo Antônio tendo parabenizado o prefeito Daiçon pelo fato de seu município ficar entre os doze que disputam preferência para sediar delegações para a Copa do Mundo.
"A Fifa fará uma nova inspeção nos municípios selecionados e a Secretaria de Turismo já se colocou à disposição de Santo Antônio e dos demais municípios para contribuir nessa área", concluiu.
Fonte: ACS/PMSAP