12/09/2011
O curso Plageder foi realizado no Pólo Universitário de Santo Antônio da Patrulha.
O Salão de Atos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) foi palco da manifestação do orgulho de muitos patrulhenses que prestigiaram os formandos do curso em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural.
Os 31 novos tecnólogos realizaram o curso na modalidade a distância e presencial no Pólo Universitário de Santo Antônio da Patrulha. Eles receberam o diploma das mãos do reitor da UFRGS Prof. Carlos Alexandre Netto na última terça-feira (06/09).
O prefeito Daiçon Maciel da Silva participou da solenidade e recebeu uma homenagem pela parceria efetivada entre município e Universidade, permitindo a realização do curso em Santo Antônio. Junto com os patrulhenses também se formaram os alunos do Plageder dos Pólos dos municípios de Arroio dos Ratos e Belneário Pinhal.
Conforme o reitor “se as pessoas dos municípios não podem vir até a universidade a universidade vai até os municípios, mas isso só foi possível porque assim decidiram os gestores políticos destas cidades.”
O coordenador da comissão de graduação do curso prof. Lovois de Andrade Miguel explicou que os profissionais poderão atuar na avaliação, gestão e planejamento de unidades de produção agrícola, de projetos agroindustriais, permitindo uma atuação na formulação e assessoramento de políticas públicas e da questão ambiental, tão urgente nos dias de hoje.
Ele também destacou o papel fundamental do ex-prefeito Zezo e do prefeito Daiçon para a implantação do Pólo Universitário no município, bem como o da coordenadora da instituição Dilce Eclai na boa condução do mesmo.
Para o aluno José Teixeira dos Reis Jr. “o curso foi um divisor de águas. Uma outra visão de mundo, expandi meus horizontes”, disse.
O orador da turma de patrulhenses José Samuel da Silva Santos disse que a conquista é coletiva. “Foi uma tarefa árdua, quase uma batalha, mas vencemos, pois contamos com a qualidade da Universidade e da Instituição que nos assistiu. Agradecemos a todos que auxiliaram, dentre muitos, o Município, na pessoa do Prefeito Daiçon Maciel da Silva, por ter dado a possibilidade de cursarmos o ensino superior de qualidade próximo as nossas residências e as nossas famílias”, declarou. Ele também a agradeceu a coordenadora do Polo Dilce Eclai e sua equipe, os professores e tutores.
Samuel lembrou ainda momentos marcantes da caminhada, como os debates entre os colegas, a participação na Fenacan, com os Caminhos do Desenvolvimento, o Fórum de Desenvolvimento Rural, o projeto de Turismo Rural, aprovado pelo Ministério do Turismo e o intercâmbio com a França. Ele destacou a união e preparo dos colegas, que juntos já estão retribuindo a comunidade com seu conhecimento e desejou que o grupo possa assim continuar.
Também participaram da solenidade o Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas prof. Hélio Henkin, a paraninfa do Pólo de SAP Sonia Dalmar Braga Ramos, os professores homenageados, Paulo Dabdab Waquil e Teresinha Oliveira, entre outros.
Fonte: ACS-PMSAP