Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Fogo Simbólico chega a Santo Antônio

imagem-noticia

27/08/2013

Na manhã chuvosa de domingo, 25, chegou a Santo Antônio da Patrulha a Chama Votiva que dará início às comemorações da Semana da Pátria.

O fogo simbólico foi conduzido pela soldado PM Daniela e pela representante da Secretaria Municipal de Educação Angelita Borges Cardoso e deverá permanecer na Brigada Militar do município até a manhã de primeiro de setembro, quando acontece o translado até à Pira, na avenida Borges de Medeiros para início das comemorações da Semana da Pátria.

A chegada ocorreu às 11 horas da manhã e o fogo simbólico foi recepcionado pelo prefeito Paulo Bier, pelo comandante da Brigada Militar, Tenente Gularte, pela Secretária Municipal de Educação, Josélia Lorence Fraga, e pelo Secretário de Finanças, Antônio César Collar.

O prefeito Paulo Bier ao mesmo tempo em que destacou a importância de se cultivar o Civismo, homenageou a Brigada Militar pelo Dia do Soldado.

Para a soldado Fabiane trata-se de um momento importante no instante em que o país está em busca de civismo. E o fogo simbólico vai de encontro a essa busca. “Foi uma cerimônia simples, mas bonita, especialmente por ser o dia do Soldado”, diz. Houve também a presença de escoteiros e de uma tropa do exército.

 

CIDADANIA

A Secretária Josélia falou na honra em estar recebendo a centelha do Fogo Simbólico. “Desejo que essa chama que chega a Santo Antônio auxilie na iluminação do pensamento do povo, porque cidadão é aquele que cuida da sua cidade.” Agradeceu a participação da soldado Daniela, cumprimentando a Brigada pelo Dia do Soldado. E aproveitou para convidar a comunidade para que prestigie a caminhada cívica de 7 de Setembro quando as escolas mostrarão o que fazem em sala de aula, enaltecendo as questões de civismo. “Devemos incentivar o gosto e o amor pela Pátria.”

BRIGADA MILITAR

O tenente Gularte disse que a Brigada se sentia feliz ao receber as autoridades naquela solenidade e pela lembrança do Dia do Soldado. “A chama é um marco de renovação dos ideais de amor à Pátria e da busca de novos tempos como segurança, habitação e Educação para todos”. Recordou o surgimento do Fogo Simbólico em 1937 através de um grupo de gaúchos que buscava um símbolo para homenagear a Pátria, tendo escolhido a chama. Essa sugestão foi apresentada á Liga de Defesa Nacional que imediatamente a aceitou, ocorrendo no ano seguinte a primeira corrida de 26 km.
 

Legenda da foto: Soldado PM Daniela, Angelita Borges Cardoso, Secretária de educação Josélia Lorence Fraga, Prefeito Paulo Bier, Secretário das Finanças Antônio César Collar e Tenente Gularte junto ao Fogo Simbólico.

Fonte: ACS/PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha