Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Fenacan 2012 encerra com sucesso em Santo Antônio da Patrulha

imagem-noticia

22/08/2012

Milhares de visitantes que passaram pela Fenacan – Feira Nacional da Cana-de-açúcar, rapadura, sonho e arroz em Santo Antônio da Patrulha -  assistiram à grandes atrações nacionais e uma infinidade de artistas e atividades culturais locais que passaram pelos palcos e pelos múltiplos espaços da feira. Uma programação repleta de atrações para todos os estilos e idades.

Segundo levantamento, 68 mil pessoas circularam no parque nos dois finais de semana.

 Um universo de trabalhadores (cerca de 200) trabalharam dia e noite para levar o melhor da festa aos visitantes. Também espaços de grande circulação foram as tendas e restaurantes da Avenida do Sonho, estandes das empresas produtoras de doces e rapaduras, a garapa e a raspa de rapadura, além da expo feira, que reuniu dezenas de empresas.

              O valor cultural da FENACAN 2012 ficou comprovado com a ralização de 85 shows, em sua grande maioria com músicos de Santo Antônio da Patrulha. Na Praça de Alimentação, se apresentaram Rafael Pereira Ramos, Flavinho e Paulinho Machado, Diogo Barcelos, Quartet Jazz, Bandinha Alemã, Giordano Barbieri e Germano Reis, Programa Momento Mulher e Programa Estúdio Aberto que lotaram aquele ambiente com música de excelente qualidade.

 O palco instrumental, localizado na Vila dos Sonhos contou com brilhantes apresentações de Diogo Barcellos, Zelito, Vilaneide, Giovani Barbieri, Marcelo Batista, Giordano Barbieri, Paulinho Machado e Dani Isrrael. O sucesso foi tanto que o público pediu que, no próximo ano, sejam shows permanentes naquele palco.
              Já no palco central, o público pôde curtir o Coral Carmem Carolina, Orquestra Villa Lobos, Banda Percivais, Rique Santos e Rafael, Forronerão, Viola dos Sonhos, Tânia e Mateus, Gabriela Machado, Lilian e Débora Ramos, Zé Luiz, Zelito e amigos, Sub Zero, Curtisamba, Viviani Silveira, Milena Mohr, Toque do Tchê, Gabriel Farias, Margarete Caetano e Claire Winck, Os Indiferentes, Grupo de danças da AABB, Rapadureiros e Seresteiros, Rick Nunes e Elisiane, Banda Anarquia, Maicon Borges,  Jorge e Carol, André Salazar, Andanças, CTG Chico Borges, CTG Patrulha do Rio Grande, Grupo Calla, Carol Migliavaca, Lauiz Tetour e banda Dedo de Dama, Marcelo Valencio, terminando com apresentações de artes marciais

 Na primeira semana, o palco do Ginásio de Esportes foi preenchido com os Bailes da Banda Biss e do Toque do Tchê, além das apresentações da peça Pandorga da Lua e do projeto Mais Educação, da Secretaria da Educação. A noite dedicada ao rock da ROOTSTOCK Music Festival trouxe Rapadura Groove, Curtisamba, Percivais e Polares.
               A diversidade de shows e qualidade dos mesmos mostram que Santo Antônio apresentou uma festa diferente e de alto nível. Todos os músicos de Santo Antônio que estiveram nos palcos da FENACAN estão ao nível de qualquer show nacional pelo cuidado em suas produções, além da seriedade com que enfrentaram o público.
               Os apresentadores Odilon Ramos e Berbacha se revezaram nos palcos promovendo a entrega do troféu FENACAN que é a demonstração de valorização de todos os que passam pelos palcos do evento.
               As exposições de João Albé (um show de fotografia) e das artistas vinculadas a Associação Patrulhense dos Artesões marcaram a presença das artes visuais na feira.
               Mais de 300 jipeiros passaram por nossa cidade, comprovando a grandeza do trabalho realizado pela Associação dos Jipeiros, enquanto o Cinema em 6D atraiu centenas de espectadores. Um dos temas que chamou à atenção foi a decoração que Suzana Rocha criou prevendo Santo Antônio ontem e hoje através da fotografia que foi complementada com objetos antigos em todo o parque.
               A presença de uma Delegacia Móvel e do Corpo de Bombeiros dentro do Evento ofereceram sensação de tranquilidade e unificação das forças de segurança com o Evento. Tanto a Policia Civil como Bombeiros aproveitaram para a distribuição de material sobre prevenção o que foi complementado pelo grupo de Narcóticos Anônimos e Amor Exigente, que cuidaram da prevenção ao uso de drogas.
              A exposição do Jeep de Nelson Ozíris foi uma atração a mais, bem em frente à Casa do Arroz que, em conjunto com o IRGA recebeu visitantes oferecendo pratos à base de arroz numa iniciativa de grande mérito que complementou o Seminário do Setor Arrozeiro, o qual trouxe excelentes palestrantes a Santo Antônio.
              Os projetos sociais Pé Quente, Terceira Idade e Casa da Criança, apoiados pelos alunos do curso de hotelaria montaram uma casa de sonho no centro do Evento "desvendando os segredos" e esta foi uma grande atração, enquanto o projeto “Profissão Futuro” cortou cabelos e fez massagens gratuitamente.

O artesanato do Clube do Fuxico, Colcha de Retalhos, UMAA e Casa do Artesão se somaram a expositores privados mostrando aquilo que é produzido em Santo Antônio.

Foi no Bodegão que o público encontrou com os  produtores rurais e aquilo que é oriundo da nossa área rural e da produção familiar.
 

Na primeira semana de Fenacan, o púbico já havia conferido grandes atrações como Fresno (quinta), Roberta Miranda (sexta), Tequila Baby (sábado) e Wilson Paim (domingo). O público lotou os espaços abertos do parque Fenacan neste último final de semana. Tudo isso com total segurança, garantida pela organização: não houve nenhum registro de incidente grave dentro do parque, e também nenhum registro de veículo furtado ou arrombado durante todo o período da feira.

Nesta segunda semana de Fenacan, de quinta (16) a domingo (19 de agosto), atrações como Jair Rodrigues, Enzo e Rodrigo, Iotti e Marcelo Valêncio animaram o público com seus shows. Nos palcos paralelos, músicos locais se revezavam para levar alegria e descontração. E como nem tudo é só festa, profissionais da região aproveitaram para participarem da Plenária dos Conselhos de Educação, Encontro dos Dirigentes de Saúde, Encontro dos ODM, encontro das Ligas de Combate ao Câncer, seminário Arroz e Qualidade e Trilha dos Sonhos, que reuniu centenas de jipeiros.
 

Atrações à parte neste ano, que também levaram muitos ao parque da feira, foram as exposições dos Ônibus da dupla Grenal, mostrando, mais uma vez, a diversidade que impera na feira.

A Fenacan, organizada pela Prefeitura Municipal, teve como patrocinadores a Magna Cosma International, Picadilly, Caixa Econômica Federal e Corsan. Como parceiros na realização, a Associação dos Arrozeiros de Santo Antônio da Patrulha, Associação dos Jipeiros de Santo Antônio da Patrulha, Associação Moenda de Cultura e Arte Nativa, Câmara Municipal de Vereadores, Consulados de Grêmio e Internacional, CTG Patrulha do Rio Grande, IRGA, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lyons Club, Rotary Club e Sindicato Rural.

 Enfim, a FENACAN 2012 mostrou aquilo que Santo Antônio produz e comercializa, além da arte e do folclore que aqui é preservado.

Foram apoiadores as empresas Michebidas, Rapaduras Rio Grande, Da Colônia, Puxa da Boa, Guimarães, Rapadura Santo Antônio e Cooperja.

A Administração Municipal agradece ao público pela presença maciça e a todos os que fizeram esta feira que também e festa acontecer, empreendendo um único esforço, dada a integração da grande equipe de trabalho.

Fonte: ACS - PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha