15/04/2013
A FURG, representada pelo Grupo PET-FURG SAP, Conexões de Saberes, que atua junto ao Campus FURG-SAP em Santo Antônio da Patrulha, RS, participou no último sábado (6 de abril) da Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente. O evento teve o apoio da da Secretaria do Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária, EMATER/RS e da FURG, representada na ocasião pelo prof. Antônio Valente, tutor do grupo PET/FURG-SAP.
Durante a feira, os produtores locais puderam expor seus produtos, entre eles mel, cachaça, hortifrutigranjeiros, rapadura, pães caseiros, geléias, doces em compotas, todos produzidos em suas propriedades e que se esgotaram rapidamente, dado o interesse da comunidade na aquisição dos mesmos. O evento contemplou também atividades variadas como piscicultura, feira de filhotes, brechó de roupas e orientações prestadas à comunidade pela Secretaria Municipal da Saúde.
Da mesma foram, várias apresentações artísticas e culturais foram prestigiadas pela população durante a manhã de sábado, que ocorreu na praça em frente à Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Santo Antônio da Patrulha.
O Grupo de Educação Tutorial PET/FURG-SAP, formado por alunos do curso Engenharia Agroindustrial, contribuiu durante a montagem das bancas, rotulagem e orientações sobre a exposição dos produtos.Da mesma forma, os acadêmicos identificaram projetos de pesquisa e extensão que poderão contribuir para a qualificação dos produtos agroindustriais colocados à venda. Por meio de projetos de pesquisas que poderão utilizar os laboratórios de química existentes no Campus FURG-SAP, os petianos esperam realizar estudos para a elaboração do suco de laranja sem conservantes e produzirem a certificação do mel produzido na região.
Segundo o petiano Gabriel Campos, líder atual do grupo PET, “nossa contribuição acadêmica além de auxiliar na consolidação do evento e na busca de uma maior qualidade dos produtos oferecidos, visa também divulgar nossos cursos e a presença da FURG na região.
Para Dirceu Luiz Lopes Machado, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), o interesse demonstrando pelos produtores rurais e a participação da comunidade foram muito significativas e importantes igualmente para o resgate cultural que estava se perdendo na cidade, pois este público não tinha espaço para comercializar seus produtos”.
Dona Aracema Medeiros, da localidade de Roça Grande, já expôs na Expointer, mas se mostra satisfeita com o movimento das vendas de rapadura e caldo de cana em sua primeira participação na Feira da Agricultura Familiar em Santo Antonio da Patrulha.
Ronaldo Gomes, do Ribeirão do Meio, entre um cliente e outro, comenta que as vendas estão acima da expectativa. Já pensa inclusive em novos produtos para oferecer na próxima edição do evento.
Fonte: ACS/PMSAP