Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Estado se une aos municípios para proteger o rio dos Sinos

imagem-noticia

07/11/2011

O prefeito de Santo Antônio da Patrulha Daiçon Maciel da Silva, vice-presidente do Pro-Sinos participou do ato de assinatura de dois decretos em prol da sustentabilidade da Bacia do Rio dos Sinos. Os decretos foram assinados pelo governador Tarso Genro na última segunda-feira (31).

O evento, que ocorreu no Palácio Piratini, significa a inserção do Estado no Consórcio Pró-Sinos, que trabalha na recuperação ambiental do rio. Um dos decretos cria o Comitê Estadual de Governo Sinos, que tem como finalidade acompanhar os trabalhos relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2, dos planos municipais e regionais de saneamento básico. O comitê será gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.


O segundo decreto assinado cria um Plano de Emergência da Bacia do Rio dos Sinos, que vai estabelecer medidas de prevenção e alerta a desastres ambientais, assim como construir uma ação organizada para o equilíbrio natural da região.


Segundo o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi, "faltava a participação do Estado, uma vez que municípios e Governo Federal desenvolvem uma política integrada desde tragédia ambiental de 2006". Na ocasião, 102 toneladas de peixes morreram devido aos altos índices de poluição das águas. Esgoto cloacal, resíduos industriais e o descaso das comunidades locais com o meio ambiente foram apontados como principais responsáveis. Após o episódio, foi criado o Consórcio Pró Sinos.

Para o prefeito Daiçon agora as ações passam a ser integradas para evitar desastres no rio dos Sinos: “Isso faz com que tenhamos uma integração geral, uma forma de trabalho mais sistêmica nas ações que já estão em andamento, como o plano de bacias, o plano de resíduos sólidos municipal e regional, implantação da usina de resíduos da construção civil e os programas de educação ambiental”, comentou. Ele também alertou para o aumento da fiscalização que será intensificada sobre a retirada de água, o nível de oxigênio da água e a pesca.


A Bacia do Rio dos Sinos abrange 32 municípios e é estimada em 4 mil quilômetros quadrados. O rio tem sua nascente no município de Caraá e sua foz no município de Canoas, desaguando no Guaíba. Diariamente ela garante o fornecimento de água potável para 1,5 milhão de vias. É a principal fonte de captação de água de diversos municípios.

Na ocasião o governador manifestou o interesse em conhecer a nascente do Rio dos Sinos e garantiu que visitará o local.

Também participaram do ato de assinatura o diretor executivo do Pró Sinos, Júlio Dorneles, secretários Estaduais de Habitação e Saneamento Marcel Frison e do Meio Ambiente, Jussara Cony, o prefeito de Rolante, Luiz Pedro Rippel, entre outros.

Fonte: ACS-PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha