07/11/2011
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha Daiçon Maciel da Silva, vice-presidente do Pro-Sinos participou do ato de assinatura de dois decretos em prol da sustentabilidade da Bacia do Rio dos Sinos. Os decretos foram assinados pelo governador Tarso Genro na última segunda-feira (31).
O evento, que ocorreu no Palácio Piratini, significa a inserção do Estado no Consórcio Pró-Sinos, que trabalha na recuperação ambiental do rio. Um dos decretos cria o Comitê Estadual de Governo Sinos, que tem como finalidade acompanhar os trabalhos relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2, dos planos municipais e regionais de saneamento básico. O comitê será gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O segundo decreto assinado cria um Plano de Emergência da Bacia do Rio dos Sinos, que vai estabelecer medidas de prevenção e alerta a desastres ambientais, assim como construir uma ação organizada para o equilíbrio natural da região.
Segundo o prefeito de São Leopoldo, Ari Vanazzi, "faltava a participação do Estado, uma vez que municípios e Governo Federal já desenvolvem uma política integrada desde tragédia ambiental de 2006". Na ocasião, 102 toneladas de peixes morreram devido aos altos índices de poluição das águas. Esgoto cloacal, resíduos industriais e o descaso das comunidades locais com o meio ambiente foram apontados como principais responsáveis. Após o episódio, foi criado o Consórcio Pró Sinos.
Para o prefeito Daiçon agora as ações passam a ser integradas para evitar desastres no rio dos Sinos: “Isso faz com que tenhamos uma integração geral, uma forma de trabalho mais sistêmica nas ações que já estão em andamento, como o plano de bacias, o plano de resíduos sólidos municipal e regional, implantação da usina de resíduos da construção civil e os programas de educação ambiental”, comentou. Ele também alertou para o aumento da fiscalização que será intensificada sobre a retirada de água, o nível de oxigênio da água e a pesca.
A Bacia do Rio dos Sinos abrange 32 municípios e é estimada em 4 mil quilômetros quadrados. O rio tem sua nascente no município de Caraá e sua foz no município de Canoas, desaguando no Guaíba. Diariamente ela garante o fornecimento de água potável para 1,5 milhão de vias. É a principal fonte de captação de água de diversos municípios.
Na ocasião o governador manifestou o interesse em conhecer a nascente do Rio dos Sinos e garantiu que visitará o local.
Também participaram do ato de assinatura o diretor executivo do Pró Sinos, Júlio Dorneles, secretários Estaduais de Habitação e Saneamento Marcel Frison e do Meio Ambiente, Jussara Cony, o prefeito de Rolante, Luiz Pedro Rippel, entre outros.
Fonte: ACS-PMSAP