21/06/2016
O II encontro do “Diálogos Culturais e Democráticos” reuniu neste domingo (19), no Museu Antropológico Caldas Junior, em Santo Antônio da Patrulha, artistas e cidadãos patrulhenses. A reunião teve o objetivo de debater políticas culturais, em especial, a emancipação em nível municipal.
Durante o encontro, foi elaborada uma ata de encaminhamento e uma petição, que arrecadará assinaturas, solicitando ao Legislativo e Executivo a criação de um Conselho Municipal de Cultura, que sirva como uma ferramenta consultiva e deliberativa.
De acordo com os organizadores, a criação de um grupo de debate e estudos sobre o campo cultural surgiu e se fortaleceu por meio da mobilização popular artística, em meio a um cenário político nacional turbulento, com a extinção temporária do Ministério da Cultura, pelo presidente interino Michel Temer.
As reuniões do grupo serão realizadas mensalmente em locais alternados. Os encontros visam à ocupação de espaços públicos e o diálogo democrático com maior número de comunidades possíveis. Além de informar e promover atividades, o grupo tem por objetivo mapear as comunidades, ouvindo e dialogando sobre a identidade cultural, para que em conjunto possam elaborar projetos e ações que atendem a real necessidade.
O próximo encontro será realizado no dia 10 de julho, domingo, às 16h, no jardim do Museu Caldas Junior. A reunião será em formato de Sarau Artístico, com apresentações e oficinas. A atividade é aberta ao público. Em caso de chuva, a atividade será realizada no espaço interno do Museu.
Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE
Fonte: ACS/PMSAP