Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Educadores em curso de formação sobre Amor Exigentinho

imagem-noticia

19/09/2011

Um público formado por professoras, educadoras, voluntários de grupos de apoio de Amor-Exigente e interessados na prevenção universal infanto-juvenil participou nos dias 15 e 16 deste mês do curso de formação “Amor Exigentinho”.

Realizado em parceria com a secretaria municipal de Educação, Poder Judiciário, Ministério Público e Rotary Club, o encontro teve por local o salão nobre do Colégio Santa Teresinha com palestras ministradas por integrantes do Movimento Amor Exigente e do Centro Pedagógico Corujinha Sapeca, de Porto Alegre.

O coordenador regional do Litoral Norte do programa Amor-Exigente José
Carlos dos Santos Oliveira e esposa Rejane, a representante da Secretária Municipal da Educação, Nara Diedrich bem como o presidente do Rotary Club patrulhense Antônio Carlos Brito estiveram na abertura do encontro.

A finalidade do mesmo foi a elaboração de atividades práticas baseadas no Programa Amor Exigentinho para uso na educação preventiva de crianças e adolescentes, trabalhando valores, qualidade de vida, auto-estima, ética, limites e autonomia.

A juíza da infância e da juventude, diretora do Foro e titular daVara Elizabete Maria Kirschke presente ao evento, destacou a importância do curso ao afirmar a necessidade de uma agregação cada vez maior da família em torno dos ideais que norteiam o amor-exigentinho.

“Esse evento representa o trabalho com as crianças, a aplicação dos valores à elas adaptados, o trabalho que vem sendo feito nas escolas de bairro: trabalhar valores, ética e qualidade de vida”. Elizabete defende a necessidade de que se trabalhe, não apenas nas escolas de pais, mas também com as crianças a respeito desses valores e a inclusão do programa via currículo escolar.

“O que defendemos é uma sociedade melhor, sem criminalidade e que as pessoas tenham respeito mútuo. Que haja uma menor interferência do Poder Judiciário na solução desses problemas. Isso não apenas diminuiria o volume de processos, mas proporcionaria melhor qualidade de vida e melhor relacionamento inter-pessoal. E que haja diminuição da violência nas escolas e nas famílias. E é isso que buscamos”, frisou a magistrada.

Afastar a criança do mundo das drogas é a preocupação fundamental do grupo que trabalha nesse sentido. E esse foi um aspecto importante citado por José Carlos dos Santos Oliveira em seu pronunciamento na abertura do evento.

“Nossa preocupação é propor algumas sugestões que possam mudar esse quadro a partir prevenção, evitando que essas crianças fiquem nesse estágio”.

A sintonia da Escola desde a Educação Infantil com a família é fundamental para o resgate de valores como qualidade de vida, e isso começa portanto, desde os primeiros anos de vida escolar.

Fonte: ACS-PMSAP

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha